Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Sábado, 27 de maio de 2017, 10h53

Corpo de Bombeiros treina brigadistas para combate às queimadas


.

Se encerra nesta sexta (26/05) o Curso de Formação de Brigadistas Municipais em Colniza. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em parceria com a Prefeitura de Colniza e Centro Educacional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso.

O curso teve início na segunda (22) e contou com a participação de 26 pessoas que foram instruídas a combater as chamas e a prestar primeiros socorros em eventuais acidentes com fogo. Foram abordas técnicas de enfrentamento ao fogo com uso de abafadores e ferramentas agrícolas na criação de aceiros.

É a primeira vez que o curso acontece em Colniza, município caracterizado por um grande número de propriedades da agricultura familiar e pela grande incidência de focos de calor. Os incêndios nas lavouras e na vegetação nativa são os maiores problemas ambientais do nosso Estado e tem acontecido repetidamente a cada ano. A ação irresponsável é a principal causa de incêndios que causam prejuízos financeiros, problemas de saúde e danos ambientais que ainda não são possíveis de serem avaliados.

Por isso, a Prefeitura de Colniza empenhou recursos na implantação de uma brigada mista para coibir as queimadas e ampliar a responsabilidade nos cuidados com o meio ambiente. O período proibitivo de queimadas vai normalmente de junho a setembro, com pequenas variações dependendo das condições climáticas.

"Estamos realizando a instrução enquanto há chuvas na região justamente para prevenir”, disse o segundo subtenente BM Arilson Soares, responsável pelo curso. Na noite desta sexta serão entregues os certificados aos brigadistas em solenidade que vai contar com autoridades municipais e representantes do CBMMT.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114