Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Quarta, 31 de maio de 2017, 10h14

Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional abre inscrições em 1º de junho


As inscrições para o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional abrem nesta quarta-feira (1º) e vão até 31 de julho. A iniciativa contempla projetos e estudos que estimulem o desenvolvimento de municípios e de regiões.

Este ano, o prêmio entra na quarta edição e homenageia o geógrafo brasileiro Milton Santos, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo.

As inscrições deve ser feitas no site do Ministério da Integração, que promove o prêmio. Esta edição conta com a inclusão de categorias específicas para a Amazônia, o Nordeste (semiárido) e Centro-Oeste (faixa de fronteira).

No total, são seis categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional; Projetos Inovadores para Implantação no Território; Amazônia - Tecnologia e Inovações para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA); Centro-Oeste - Desenvolvimento para a Faixa de Fronteira; Nordeste - Inovação e Sustentabilidade. Os primeiros e segundos colocados em cada categoria receberão R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente.

O objetivo do prêmio é fomentar, discutir e divulgar estratégias que contribuam para o desenvolvimento regional em todo o País, levando em conta as potencialidades e a realidade de cada lugar.

"São reflexões e propostas que poderão ser incorporadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Afinal de contas, o dinamismo de nossa sociedade nos compele sempre a mudar em busca de melhores condições de vida para a população, sobretudo em regiões mais carentes", afirma o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Marlon Cambraia.

Mais participação

O número de inscritos no Prêmio Celso Furtado cresce a cada edição e a expectativa é de que as categorias regionais ampliem ainda mais a participação do público. Na primeira, realizada em 2010, foram 500 inscritos. Em 2012, o número cresceu para 700 e, na última edição, em 2014, foram mais de 880 trabalhos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114