Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 31 de maio de 2017, 18h16

Comitiva da Sema visita Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau


.

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta semana uma visita técnica nas Usinas Hidrelétricas (UHE) de Santo Antônio e Jirau, localizadas em Porto Velho (RO). Juntos, os empreendimentos produzem energia para suprir 8% da demanda nacional e ocupam o 4º lugar no ranking das maiores usinas hidrelétricas do Brasil.

Conforme a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, a visita técnica abordou assuntos relevantes para os setores que trabalham com os Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). “Trocamos experiências, conhecemos os dados levantados acerca da eficiência dos métodos aplicados, visualizamos o monitoramento e percebemos que as dificuldades são comuns e as soluções factíveis”.

Mauren avalia a visita positivamente e explica que entender os métodos aplicados nesses empreendimentos para supressão de vegetação e conhecer os impactos do método de supressão na qualidade da água, já que eles já estão monitorando após a finalização da instalação e início da operação, é imprescindível para a eficiência do serviço da Secretaria. “Saímos com a certeza de que os nossos procedimentos estão adequados com as melhores práticas e com a missão de implementar os melhores métodos conhecidos na visita”.

Para a superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Lilian Ferreira, o que chamou sua atenção foram os métodos de transposição de peixes e destinação dos produtos florestais oriundos do desmate da área alegada. “As usinas possuem sistemas distintos, que funcionam de modo eficiente conforme o monitoramento. Isso é muito interessante e inovador. ”

O coordenador do Setor de Licenciamento com estudos de impactos ambientais da Sema, Valmi Simão de Lima, acredita que a visualização do empreendimento em operação foi importante para que a equipe técnica que analisa EIA/RIMA possa tratar de maneira mais qualificada os processos de licenciamento ambiental em trâmite na Sema que são semelhantes aos que foram vistos. “Quanto mais novidades de sucesso a equipe conhecer, melhor é para a secretaria, pois estamos em busca de procedimentos de qualidade cujos resultados sejam satisfatórios e eficientes”.

A visita técnica ocorreu nesta segunda e terça-feira (29 e 30.05). Também participaram da atividade quatro analistas ambientais da secretaria: Neise Signor, Maria Cecília Pinheiro, Elaine Matos e Laura Paes, além de dois representantes da UHE de Sinop, André Vasques e Paulo Sado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114