Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Sábado, 10 de junho de 2017, 07h36

UFMT se destaca em competição internacional de Direito


"Uma experiência enriquecedora, intensa e surpreendente, diferente de tudo que já imaginamos viver, única para quem participa”. Com essas palavras os estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ângelo Bruno Donatoni e Iago Borges Maciel, descreveram suas participações na 22ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, organizado pela American University Washington College Law. Eles chegaram às semifinais do torneio, ocorrido em maio, em Washington, nos Estados Unidos.

A equipe da UFMT, liderada pelo professor Valério Mazzuoli, foi formada pelos estudantes Angelo Bruno Donatoni e Iago Borges Maciel. Também participaram do evento, como observadores, Alan Almeida Santos, João Pablo Wellington Moriman, Lívia Cristina dos Anjos Barros e Monique Jeane Barbosa da Silva. Todos integram o Grupo de Estudos de Direito Internacional Público (Gedip), coordenado pelo docente.

Ângelo Donatoni afirma sentir-se honrado em poder representar a UFMT na competição. “Inicialmente, quando o professor Valério me indicou, confesso ter ficado receoso em não conseguir executar tal missão com a devida competência, mas esse temor foi se dissipando à medida em que iam se dando os treinamentos”, destaca ele, acrescentando que o fato da pesquisa ser valorizada pela UFMT estimula o potencial do estudante, preparando-o para esse tipo de desafio.

Iago Borges também ressalta a importância de ter representado a UFMT no Evento: “É um orgulho gigantesco representar o Gedip, a Faculdade de Direito e a UFMT em um evento dessa envergadura, mostrando que nossa Universidade não é coadjuvante, mas protagonista na construção desse tipo de resultado, com performances de qualidade”, afirma ele, atribuindo o sucesso da equipe à dedicação dos integrantes do Gedip. “Nas madrugadas que antecediam nossas defesas, nos auxiliaram com insights, sugestões e correções nos pontos que podiam e precisavam ser melhorados”, acrescenta.

Trabalho em equipe

O estudante Alan Almeida Santos ressalta a importância da participação dos observadores na competição e sua contribuição para o resultado exitoso da equipe. “Tivemos uma atuação fundamental, não somente na competição, mas também no decorrer de todo o treinamento, auxiliando desde a seleção dos oradores até os treinamentos semanais da equipe, com simulações de casos já julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Além disso, antes mesmo da competição, fizemos resumos, relatórios e buscamos jurisprudência acerca de todo o sistema Interamericano e global dos Direitos Humanos em conjunto com os oradores, configurando um belo trabalho em equipe”, finaliza. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114