Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Segunda, 12 de junho de 2017, 12h33

Estado articula título de entidade internacional para Lucas do Rio Verde


O município de Lucas do Rio Verde (334 km ao Norte de Cuiabá) vai passar pelos requisitos necessários para ganhar um dos mais renomados selos europeus de comunidade verde. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio do Gabinete de Relações Internacionais, que promove, nesta segunda-feira (12.06), uma audiência entre o governador do Estado, Pedro Taques, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, e representantes do Building Research Estabilishment (BRE).

Esta entidade internacional, sem fins lucrativos, é mantida por fundos britânicos, e avaliza com títulos construções sustentáveis pelo mundo inteiro. O encontro é às 16h, no Gabinete do governador, com a presença do chefe executivo e do diretor Internacional do BRE, Peter Bolfield e Orivaldo Barros, respectivamente.

Na ocasião, será assinado um Memorando de Entendimento para fomentar a cooperação na elaboração de projetos bilaterais entre o BRE e o Governo de Mato Grosso. Tendo em vista o perfil da cidade de Lucas do Rio Verde e a atuação do BRE, voltada à garantia da sustentabilidade ambiental não apenas nas edificações, mas também nas comunidades, o Governo busca conseguir um selo ou certificado de sustentabilidade para o município. As etapas de certificação podem ser debatidas em ocasiões futuras.

Também importam para o Estado os serviços oferecidos pelo BRE de pesquisa e inovação. Trata-se de um centro inovador que reúne pesquisadores, cientistas, engenheiros e técnicos. Com 90 anos de atividade, foi criado para atender inicialmente ao Departamento de Ciência e Pesquisa Industrial do Reino Unido e privatizado em 1997. O objetivo é gerar novos conhecimentos no desenvolvimento de produtos, padrões e qualificações que ajudem a garantir que os edifícios, casas e comunidades sejam lugares seguros, eficientes, produtivos, sustentáveis e agradáveis.

O BRE é autor de um dos mais conhecidos certificados mundiais para edificações, o BREEAM, que significa Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment (BRE). Popular na Europa, o BREEAM chega ao Brasil sob o esquema de certificação internacional BESPOKE – um sistema personalizado e adaptado que incorpora as normas e regulamentos locais. Ele foi desenvolvido para projetos internacionais e cobre programas, entre eles, residenciais, comerciais, escritórios, industriais, entre outros.

O BREEAM utiliza medidas de avaliação de desempenho reconhecidas internacionalmente, aplicados a partir de categorias e critérios relacionados ao uso de energia, água, ao ambiente interno (saúde e bem-estar), poluição, transporte, materiais, resíduos, ecologia e processos de gestão. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114