Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 12 de junho de 2017, 13h12

Curta a festa junina em segurança: evite acidentes com a rede elétrica


Junho é época de muita quadrilha, milho verde, bandeirinhas e brincadeiras nas festas juninas. Para que a noite seja só de diversão, sem colocar a vida em risco, é preciso ter muita atenção com situações que possam provocar choques ou problemas com a rede elétrica.

“Os cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica começam já na hora de planejar a festa, como por exemplo, dimensionando quantos aparelhos que usam energia serão utilizados. Com estes dados em mãos, é possível usar um disjuntor e fios apropriados, evitando sobrecargas e aquecimento dos cabos. Não dê chances para problemas. Busque um profissional da área, como eletricista ou outro profissional qualificado, para montar a estrutura da sua festa”, explica Heitor Galdino, engenheiro de Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso.

O engenheiro explica que é importante sempre utilizar material isolante na preparação da sua festa, caso precise mexer com a parte elétrica, e destaca que bandeirinhas ou qualquer outro enfeite não devem ser fixadas em postes ou nos cabos da rede de distribuição. “A rede de distribuição deve ser vista de maneira muito responsável. Não coloque sua vida em risco”, pontua.

Uma outra dica é evitar fazer fogueiras. Caso seja realmente algo esperado no “arraiá”, observe a distância da rede elétrica. O fogo ou o calor em excesso pode danificar os cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e até mesmo interrompendo o fornecimento da região onde está a festa. Para fogos de artifício também é preciso ter um olhar cuidadoso. Se optar por soltar, faça isso longe da rede de distribuição.

Vai fazer uma festa maior e montar barracas, palanques ou palcos? Então fique atento à distância mínima de dois metros em relação à rede elétrica. Na hora de fazer a montagem do “arraiá”, mantenha distância de pelo menos dois metros – em todos os ângulos. Não use qualquer material que possa encostar na rede elétrica.

Não faça, de maneira alguma, ligações clandestinas na rede elétrica. Além de ser crime previsto no Código Civil, o “gato”, como é conhecido esse tipo de prática, coloca em risco quem está fazendo e todos que estarão por perto. A ligação clandestina pode também trazer problemas para a qualidade da energia que chega às casas de quem mora por perto de onde é feita, pois sobrecarrega a rede e pode causar interrupções ou falta de fase. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114