Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 15 de junho de 2017, 15h02

Professor da UFMT discute a linguagem infinita de Deus e a criação lógica do mundo em congresso


O professor Walter Gomide, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apresentará a palestra "The Infinitary language of God and the logical creation the World" durante o segundo congresso mundial sobre Lógica e Religião. O evento acontece entre 18 e 22 de junho no Instituto de Filosofia da Universidade de Varsóvia (Polônia).

Segundo o docente, que apresentará a palestra na segunda-feira (19), na sala que discutirá Teologia, Argumento e Criação, o tema foi fruto de estudos coordenados por ele no grupo de estudos “Toscaria”, mantido de forma informal pelo professor. “Na palestra, abordarei a origem de "logos" divino, considerando que é a partir dele que se estabelece a distinção fundamental entre Transcendência e Imanência”, afirma.

“A aproximação entre lógica e religião se dá de várias maneiras. Na minha palestra, a apresentação do logos divino, conceito básico da tradição judaico-cristã, é apresentado a partir da noção de conjunção infinita, um conceito das lógicas ditas infinitárias, isto é, lógicas que permitem que seus enunciados ou proposições tenham infinitos termos constituitivos”, acrescenta o docente.

Durante o congresso internacional serão abordados temas como o impacto das crenças religiosas nas estruturas lógicas; a Lógica ao serviço da apologética; a racionalização das crenças religiosas; a justificação nas tradições jurídicas religiosas (incluindo a lógica talmúdica); as Lógicas frente a frente com as ilógicas em religião; as Lógicas e religiões não-clássicas; e os modelos de argumentação no discurso religioso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114