Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 22 de junho de 2017, 09h32

Cartilha online oferece dicas para compostagem de lixo


Para incentivar a compostagem de lixo orgânico, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma cartilha online que traz informações sobre a forma correta de descarte. Isso porque esses resíduos representam metade do lixo gerado nas cidades, mas apenas 1% desse montante vai para a compostagem.

Os resíduos orgânicos podem se tornar uma ameaça ao meio ambiente na medida em que liberam o chorume e gases do efeito estufa, além de favorecerem a proliferação de animais transmissores de doenças.

A compostagem é essencial para dar o tratamento e o descarte adequados a esse lixo, somada à geração de um composto orgânico rico em nutrientes e próprio para adubação.

O manual lançado reúne dicas para a compostagem doméstica, comunitária e institucional, indicando a maneira correta de separação do lixo e descarte do material. Nesse processo, os restos são cobertos com terra e revirados periodicamente à medida que são decompostos para gerar o húmus.

Na compostagem a decomposição é controlada e acontece de forma acelerada. Dessa forma, a variedade de microorganismos que se desenvolvem nesse ambiente é maior e torna o composto gerado mais rico. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114