Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Sexta, 23 de junho de 2017, 12h53

Alunos da UFMT visitam dependências do TJMT


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu a turma do segundo ano do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os alunos puderam acompanhar o trabalho do Judiciário na prática, além de conhecer a história do Tribunal. A ação faz parte do programa “Nosso Judiciário” que tem o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica do Poder Judiciário do Estado.

A turma foi recepcionada pelo atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal. Em sua explanação, Vidal rememorou os tempos do Brasil Império e os primeiros anos do Judiciário mato-grossense. “Na época Mato Grosso contava com quatro juízes formados na Universidade portuguesa de Coimbra. Dois desses nomeados nem chegaram a atuar aqui, inclusive um morreu a caminho de uma viagem. Não tenho dúvida que o programa ‘Nosso Judiciário’ seja um momento de confraternização e contato direto com os futuros operadores do direito. É importante conhecer a instituição mais antiga de Mato Grosso, que está em funcionamento desde 1874”, disse o magistrado.

A importância da visita foi reiterada pelo coordenador de imprensa do Centro Acadêmico da UFMT, Daniel Giusmin, que representou o corpo docente durante a visita. “É uma ótima oportunidade, é um programa excelente para poder vislumbrar tudo o que vemos na teoria. Foi uma honra participar desse programa, pois temos chance de nos aproximar da prática diária da justiça”, comentou.

O coro dos alunos foi unânime ao reafirmar que o passeio dá uma ideia de como será o futuro dos formandos. “É uma oportunidade de ouro e muito válida. Não temos essa experiência dentro das salas de aula”, afirmou a acadêmica, Suellen Guizini.

Para Djeison Rique foi uma grande alegria participar da visita e da rotina do Judiciário. “Essa é a segunda vez que venho aqui e é sempre uma honra vir aqui e poder presenciar os operadores do direito em ação. Hoje estivemos em uma audiência criminal e pudemos sentir como será a nosso dia a dia depois de graduados”, pontou.

A visita foi realizada na quarta-feira (21 de junho). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114