Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 21 de julho de 2017, 17h37

Nota técnica orienta gestores sobre as contratações realizadas por consórcios públicos


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou nota técnica para esclarecer os gestores municipais sobre as aquisições de bens e serviços no âmbito dos consórcios públicos. A entidade destaca que a contratação de obras, serviços, compras e alienações que se relacionem com o objetivo estatutário do consórcio público, via de regra, deve ser precedida de licitação e o contrato celebrado deve seguir as premissas da Lei 8.666/1993.

Assim, a nota técnica da CNM chama a atenção ao fato do consórcio público contar com limites maiores para a escolha da modalidade de licitação e também usufruir de valores mais elevados para os casos de dispensa de licitação em razão do valor.

A publicação aborda ainda outros dois pontos relevantes: a possibilidade de o consórcio público dispensar a licitação na celebração de contrato de programa com Ente da Federação ou com entidade de sua administração indireta, para a prestação de serviços públicos de forma associada; e, desde que exista previsão no contrato de consórcio público, poder realizar licitações para compras compartilhadas entre os Entes consorciados.

Consórcios públicos

Desde 2016 a CNM tem empreendido esforços para estimular, apoiar e fortalecer os consórcios públicos, que se apresentam como uma importante ferramenta de gestão municipal. Acesse o hotsite www.consórcios.cnm.org.br e conheça mais sobre essa iniciativa.

Acesse aqui a nota técnica 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114