Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 24 de julho de 2017, 06h06

Construtora leva EPI e consciência a profissionais da reciclagem


O Brasil ocupa o quarto lugar noranking mundial de acidentes de trabalho. Todos os dias, milhares detrabalhadores estão expostos a riscos, muitos deles fruto da própria falta deconscientização quanto aos benefícios do uso dos equipamentos de proteçãoindividual, os chamados EPI’s. Em Cuiabá e Várzea Grande, a MRV Engenhariaoferece palestras de conscientização e curso de capacitação sobre a utilizaçãodo EPI em cooperativas de resíduos recicláveis, um dos segmentos mais sensíveisa acidentes de trabalho.

A ação de responsabilidade socialvem sendo intensificada pela construtora junto à comunidade local. A palestraserá realizada nesta quarta-feira (26),a partir das 10 horas na Asscavag - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande. Alémdo compartilhar de conhecimento e orientações, a MRV Engenharia doará aosmembros dessas cooperativas kits de EPI’s, contendo equipamentos como botinas,luvas e protetores auriculares.

A utilização destes equipamentos deproteção é determinada pela Norma Técnica NR 6, que também estabelece que osEPI’s sejam fornecidos de forma gratuita por empresas formais ao trabalhador,para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

Segundo o Ministério da Previdência,o uso do EPI’s corresponde a cerca de 50% da eficácia das medidas de segurançaaos trabalhadores da Coleta Seletiva, pois servem para proteger e prevenir queos trabalhadores se acidentem. No entanto, muitos alegam deixar deusá-los devido à falta de adaptação aos equipamentos ou até mesmo pordesconhecerem os benefícios que esses materiais proporcionam à saúde.

ÍNDICESALARMANTES - Os índices de acidentes do trabalho acionam um importantíssimoalerta público. O Brasil registra uma média de 700 mil acidentes por ano,ficando atrás somente da China, Índia e Indonésia. Em Mato Grosso, mais dequatro mil casos foram registrados em 2016.

O Ministério do Trabalho prevê quequalquer atividade profissional que possa oferecer algum tipo de risco físicopara o trabalhador deve ser executada com o auxílio de EPI’s, que incluemóculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas,cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.

O PAPEL DA COMUNIDADE - Não basta embrulhar objetos cortantes em jornal: Énecessário um pouco mais de atenção para que o lixo de residências eestabelecimentos comercias não ocasione acidentes de trabalho a funcionários dacoleta de lixo, catadores e membros de cooperativas de coleta seletiva, comocortes, perfurações a até mesmo contaminações. Adote a prática de, por exemplo,descartar cacos de vidro de uma forma mais segura, acondicionando-os em caixasde sapato ou garrafas PET, devidamente fechadas com fita isolante. Isso écuidado e proteção ao trabalhador.

SOBREA MRV – A prevenção a acidentes é prioridade dentro das políticas debem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores desenvolvidas pela MRVEngenharia. Em franca expansão em Mato Grosso desde 2008, a MRV Engenharia é a maiorconstrutora e incorporadora do país nosegmento de imóveis para a classe média e média baixa, além de ser a única queoferece casas e apartamentos em maisde 140 cidades do Brasil.

Serviço:

O quê?

Palestra de conscientização do uso doEquipamento de Proteção Individual e doação de EPI’s

Quando e onde?

Dia 26 de julho (quarta-feira), 10horas

Local: Asscavag (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande). Rua I, quadra 51, lote 4, Bairro Cidade de Deus, Município de Várzea Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114