Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 24 de julho de 2017, 22h36

Capacitação discute economia solidária e a produção de cidadania na saúde mental


Técnicos das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Guarda Municipal participaram na semana passada de oficina com o tema: “Economia Solidária e Cooperativismo, Associação e outras formas de Trabalho e Renda”, promovida pelo Comitê Gestor de Políticas Sobre Drogas e Cidadania de Várzea Grande, por meio do Projeto REDES/Fiocruz .

De acordo com a assistente social, Soraya Miter Simon, o projeto visa instrumentalizar o município para desenvolver ações junto à população em situação de rua, com transtornos mentais, usuários de álcool e outras drogas, visando à inclusão social através do trabalho e geração de renda. Na formação oferecida aos técnicos da rede intersetorial, foram apresentados instrumentos das políticas públicas na promoção e na a inclusão produtiva para essas populações que se encontram em situação de vulnerabilidade social .

Para o palestrante Leo Pinho, que é presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – UNISOL BRASIL: “A ideia seria, através dos instrumentos jurídicos que temos no país, instrumentalizar os técnicos que trabalham neste setor e iniciar a construção de um projeto integrado para a inclusão produtiva desse grupo no município a partir desses encontros de trabalho com as equipes técnicas da prefeitura”, explicou.

Pinho lembrou que no campo da Saúde Mental, as modalidades de inclusão não são novas nas políticas públicas já implementadas, antes o dispositivo do trabalho era utilizado em grande parte nas atividades asilares, a diferença é que num primeiro momento o trabalho era apenas para a ocupação do tempo, nos dias de hoje, o trabalho se tornou dispositivo de promoção de autonomia e inclusão social.

“Temos no país exemplos de iniciativas exitosas de grupos com estruturação de emprego e renda com grande capacidade produtiva como o grupo de saúde mental da cidade de Campinas que é o maior da região e responsável pela produção de alimentos orgânicos da 3ª cidade mais importante do estado de São Paulo”, citou.

Para Leo Pinho, a iniciativa da Prefeitura Municipal em promover a inclusão produtiva da população em situação de vulnerabilidade demonstra o compromisso da Gestão de estimular o diálogo intersetorial dos organismos municipais e impulsionar as políticas públicas que possibilitem a autonomia e inclusão social dessa população em Várzea Grande.

O Comitê Gestor de Políticas Sobre Drogas e Cidadania de Várzea Grande segue, desenvolvendo ações desde 2015 como políticas pÚblicas intersetoriais, buscando o atendimento, o acolhimento, o tratamento e a inclusão social, trabalhando temas de geração de trabalho e renda para populações em situação de vulnerabilidade que são excluídas do mercado de trabalho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114