Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 04 de agosto de 2017, 19h01

Obras do PAC atendem as expectativas dos moradores do Ikaray


.

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão em plena execução nos bairros Jardim Ikaray, Nova Era e Frutal de Minas, em Várzea Grande, já impactam positivamente na rotina dos moradores com algumas etapas concluídas, entre elas a da pavimentação, das interligações das redes de esgoto das residências, e o principal, o asfalto novo melhorou a mobilidade urbana, melhorando o acesso dessas localidades com o bairro vizinho São Gonçalo.

Os trabalhos nessa região integram a segunda fase do PAC no Município com a construção de duas estações elevatórias de esgoto, uma no Frutal de Minas e a outra no Jardim Nova Era, além de pavimentação, drenagem e rede de esgoto. Essa fase está orçada em R$ 10 milhões e tem prazo contratado de execução para 12 meses.

O asfalto já é realidade em ruas do Ikaray e do Nova Era. A movimentação das frentes de trabalho quebrou a rotina dos moradores que conferem in loco a evolução das obras. O presidente do Jardim Ikaray, Willer Santana, explicou que assim que o asfalto foi feito a região voltou a ser atendida pelo transporte coletivo. “Havia muita gente sem acesso aos ônibus, tendo como opção pontos na estrada do Capão Grande ou na Avenida Alzira Santana, e com o novo asfalto os ônibus já circulam pelas ruas do bairro”.

O presidente conta ainda que as ruas com o pavimento pronto, já haviam sido asfaltadas há mais de uma década, mas tiveram a cobertura destruída em 2007, pela prefeitura, quando anunciou o PAC. “Naquela gestão, o PAC foi apresentado como um projeto que traria infraestrutura, mas não saiu do papel e só piorou a situação dos bairros, tanto é que desde então, os ônibus pararam de circular aqui”. O líder comunitário destaca também que tão bom quanto a chegada das obras “é verificar que elas têm qualidade”.

Morador há quase 20 anos no Jardim Ikaray, ‘seo’ Belarmino Camilo, fica sentado todos os dias na porta de casa acompanhando o vai e vem de homens e máquinas. “Confesso que não acreditava mais no asfalto. Afinal, há tanto tempo aqui, e muitas ruas no puro cascalho e a gente vivendo na poeira ou na lama. O desânimo era geral, mas agora tudo mudou para melhor, não é promessa política mais, e uma nova realidade que só valoriza nossa região".

A comerciante, Claudice Alves Lucena, mora no Ikary há cerca de 20 anos e tem uma mercearia. A rua onde mora tem asfalto, mas disse que estava planejando se mudar de estado, por conta da má qualidade de vida que tinha no local. “De nada adiantavam meia dúzia de ruas asfaltadas no bairro. A poeira dessa época de estiagem castigava tudo e todos, mais ainda os comerciantes com produtos alimentícios expostos, como pães, por exemplo. Nada parava limpo e a gente não tinha gosto para nada”, relata. Nos últimos meses, ela conta que desde às 6h da manhã tem início a movimentação das empreiteiras. “O asfalto e toda a estrutura que está sendo trazida junto com o PAC vão valorizar tudo e nós moradores já pensamos inclusive, em fazer uma queima de fogos para comemorar a conclusão das obras, tamanha era a descrença aqui no bairro, e agora é real, asfalto novo, e vida nova”.

Além da sua casa e do comércio, Claudice tem outro imóvel que aluga e ele está na parte sem pavimentação do bairro. “Já tenho como meta fazer calçadas, rebocar o muro e melhorar o imóvel e se andar pelo bairro, muita gente já deu início às melhorias”.

O assessor especial da prefeitura de Várzea Grande, Manoel Tereza, observa que as obras estão em ritmo acima do esperado e que a prefeitura não descarta entregar essa primeira etapa desses bairros ainda nesse ano.

“Há uma grande diferença entre o que estava feito no bairro há algumas semanas para o que se vê hoje, por exemplo. Existem ruas em que para a conclusão só falta a colocação de meio fio e sarjetas”. Ainda como acrescenta, em outros pontos dos bairros está sendo realizada a captação do esgoto, limpeza de rede, drenagem e pavimentação. “Cada projeto está em plena implantação e execução, formando várias etapas de uma mesma fase”.

1ª ETAPA - O PAC, como explica o assessor especial da prefeitura de Várzea Grande, Manoel Tereza, prevê obras de drenagem, saneamento básico, pavimentação e sinalização e foram iniciadas em novembro de 2015. Na primeira fase, as obras foram lançadas no Grande Parque do Lago, e em outubro do ano passado, abrindo a segunda fase do Programa no Município, nos bairros Jardim Ikaray, Nova Era e Frutal de Minas.

Ele antecipa que até o início da segunda quinzena desse mês, a prefeitura estará entregando as obras da primeira fase do PAC, já concluídas no Grande Parque do Lago e que levaram aos bairros Altos do Boa Vista, Parque São João, Jardim das Oliveiras e Dom Diego uma rede de infraestrutura que demandou em R$ 10,5 milhões e totaliza 16 quilômetros de asfalto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114