Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 14 de agosto de 2017, 12h18

Várzea Grande e Senar realizam 'Mutirão Rural' no distrito da Passagem da Conceição, dia 19


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) realizam dia 19 de agosto o ‘Mutirão Rural’ com foco na comunidade do distrito da Passagem da Conceição em Várzea Grande. O objetivo do mutirão é garantir a presença efetiva do poder público na área rural com políticas e ações que viabilizem um modelo de produção sustentável e a oferta de serviços. A ação ocorrerá das 8h até às 16h na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘João Ponce de Arruda’. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com o Senar.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rura Sustentável, Helen Farias Ferreira, explica que as populações rurais precisam de atenção especial quantos aos serviços sociais e de saúde e nessas localidades também se encontram pequenas propriedades da agricultura familiar às quais também precisam de assistência técnica especializada. “Ações como esta em que os poderes públicos se unem para levar cidadania a quem mais precisa, ajudam a erradicar a pobreza e a universalizar serviços essenciais de saúde, assistência social, limpeza urbana, emissão de documentos, além de direitos e deveres. A secretaria de meio ambiente, por exemplo, além da distribuição de mudas de plantas realizará oficina de planejamento e aproveitamento de alimentos”, citou Helen.

Entre os serviços oferecidos estão oficina de pintura em tecido, atividades esportivas com educador físico, atividades artísticas, palestras técnicas, emissão de carteira de trabalho e carteira do pescador, emissão de fotografia 3X4, plastificação de documentos, emissão de Cadastro de Pessoa Física e carteira de identidade, atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, vacinação, vacinação de animais, teste rápido de HIV, glicemia e Hepatites B e C, confecção do cartão do SUS, Junta Militar, cadastro do Bolsa Família e Bolsa Idoso, atividades recreativas para crianças (pula-pula), confecção de boletim de ocorrência, palestras educativas, orientações ao consumidor e orientações de trânsito, palestras sobre drogas, registro tardio (certidão de nascimento), divórcios amigáveis, pensão alimentícia e tudo que estiver relacionado à Justiça.

“Além dos serviços de saúde e emissão de documentos, o mutirão irá atender outras necessidades da população da zona rural. Será feito um trabalho com as secretarias municipais de Serviços Públicos e de Viação, Obras e Urbanismo como patrolamento, encascalhamento e tapa-burcos de ruas, limpeza da área pública e retirada de entulhos, sinalização viária, troca de lâmpadas. Estimamos no dia, um público de cerca de 500 pessoas”, citou Helen.

O trabalho também será integrado entre vários setores do Governo do Estado e Federal. Participam do mutirão, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Energisa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Extensão Rural (Empaer), Setas, Sine, Junta Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Associação Mato-grossense de Idosos.

Mutirão Rural - Criado em 1996, o Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do Senar- MT. Em Várzea Grande já ocorreram duas edições do Mutirão Rural, uma no ano passado na comunidade rural Sadia III e em maio deste ano no Distrito de Bonsucesso, evento que contemplou também os moradores do Praia Grande, Pai André e do Capão Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114