Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 14 de agosto de 2017, 16h01

Seplan atualiza estudo regionalizado sobre os 141 municípios de MT


A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) torna público nesta segunda-feira (14.08) o documento "Regiões de Planejamento de Mato Grosso". A publicação faz uma ampla análise sobre a dinâmica do espaço mato-grossense de forma regionalizada, em uma perspectiva social, econômica e ambiental, na qual os 141 municípios têm o perfil detalhado em 12 regiões de planejamento.

O documento atua como um importante instrumento de subsídio à sociedade e aos gestores públicos para a elaboração de políticas públicas. Também serve como base para os principais programas de governo, entre eles o Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Longo Prazo (PLP), ressalta o secretário de Planejamento, Guilherme Müller.

As 12 regiões de planejamento compreendidas no estudo são: Noroeste – Juína, Norte – Alta Floresta, Nordeste – Vila Rica, Leste – Barra do Garças, Sudeste – Rondonópolis, Sul – Cuiabá/Várzea Grande, Sudoeste – Cáceres, Oeste – Tangará da Serra, Centro-Oeste – Diamantino, Centro – Sorriso, Noroeste II – Juara e Centro-Norte – Sinop.

“As informações contidas neste estudo, além de retratarem a situação atual de uma forma regionalizada, também servirão de insumo para a revisão do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso, uma vez que as 12 regiões de planejamento em foco são o princípio para se chegar as diversas zonas deste instrumento”, salientou Müller.

Resultado de uma das linhas de pesquisa da Secretaria adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da Seplan, o material apresenta ainda variáveis com base nos índices IDHM e IDEB, por exemplo, que caracterizam indicadores de desenvolvimento humano e da educação básica. Assim como, informações sobre o número de médicos e de leitos hospitalares de internação, incidência de doenças infecciosas, emprego formal e renda, Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

De acordo com o superintendente de Estudos Socioeconômicos e Geográficos da Seplan, Antonio Abutakka, o trabalho foi motivado pela falta de um documento atual que contivesse informações recentes por região de planejamento. O último com este teor de detalhamento foi elaborado há quase três décadas com a realização do Diagnóstico Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (DSEE-MT), em 1991.

“O principal objetivo deste trabalho foi atualizar as informações socioeconômicas e geográficas das 12 Regiões de Planejamento de Mato Grosso, mostrando as desigualdades entre as localidades e quais áreas necessitam de uma política pública mais eficiente”, pontua o superintendente. Segundo ele, essas regiões foram abordadas sob dois aspectos no estudo: primeiro em uma análise que compreende o comparativo entre região e município e, segundo, somente por região.

O material está disponível para consulta e download no site da Secretaria de Planejamento. Para ter acesso clique aqui




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114