Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 16 de agosto de 2017, 15h05

Biblioteca do TJMT é reinaugurada


Fotos: Otmar Oliveira
.

A biblioteca do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira (16 de agosto), um espaço mais amplo e moderno para atender o público interno e externo. O local, que recebeu o nome do desembargador Omar Rodrigues de Almeida, agora conta também com um acervo de 15 mil livros voltados exclusivamente para a área jurídica.

A biblioteca foi totalmente reformada e ampliada, desde o piso, móveis até as luminárias que agora possibilitam um local mais propício para a leitura. O espaço conta com 32 baias de estudo com tomadas individualizadas, recepção, guarda volumes com chaves, jardim interno, gabinete de leitura e prateleiras que comportam todos os exemplares jurídicos do acervo.

A obra é uma ação da Escola dos Servidores do Poder Judiciário e sua coordenadora, Andrea Marcondes ressaltou a importância que o espaço representa tanto para o público interno como para a sociedade em geral. “Estamos muito felizes porque ganhamos um espaço totalmente remodelado, reformado, não só na parte estrutural, mas também com seu ótimo acervo. É algo extraordinário, é um presente que a administração lança com maestria”, afirmou.

Representando a família do desembargador Omar Rodrigues de Almeida, o sobrinho Flávio Daltro Filho disse que recebem a homenagem com muita satisfação. “Ele era uma pessoa que dedicou sua vida, em princípio, à educação. Foi professor, diretor de escola e depois seguiu a carreira judicial chegando a desembargador. A sua trajetória foi bastante marcada pela sua posição, conduta reta e persistência, foi um vencedor. Parabéns ao Tribunal de Justiça que faz essa homenagem justa e ao desembargador Rubens de Oliveira, que fez a indicação do nome para a biblioteca e a todos os outros desembargadores. Nossa família está muito gradecida”.

A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas fez referência ao nome escolhido para a biblioteca e disse que o desembargador Omar não poderia receber melhor homenagem. “Ele dedicou sua vida não só à magistratura, mas também às letras. O Tribunal de Justiça referendou uma pessoa que tinha nos livros o seu travesseiro, o seu eterno amigo”.

A diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa, que na oportunidade representou o presidente, desembargador Rui Ramos Ribeiro, que estava em viagem institucional, contou que sempre utilizou o espaço da biblioteca. Ela falou da alegria de presenciar a melhoria do local, que passa a oferecer mais comodidade para o público alvo. “É com muita satisfação que agora participo dessa inauguração. Antes, quando eu frequentava a biblioteca no horário de almoço, para aquisição de conhecimentos diversos, me deparava com computadores ocupados e eram poucos. Hoje temos várias baias, com iluminação apropriada e o acervo que foi renovado praticamente em sua totalidade”.

.

O desembargador Sebastião de Moraes Filho aproveitou a oportunidade para fazer o primeiro empréstimo de um exemplar e destacou a simplicidade do magistrado homenageado. “O desembargador Omar era um homem de grande valor, o mais culto que este tribunal já teve. Ele foi um grande amigo e nada mais justo ele receber esta homenagem”, falou.

Ao participar da solenidade de descerramento da placa de reinauguração da biblioteca, o desembargador Sebastião Barbosa Farias também enalteceu a escolha do nome do local. “O nome do desembargador Omar será eternizado fazendo jus à sua trajetória”.

A assessora da biblioteca, Cassandra Oliveira da Costa informou que os usuários que ali chegarem podem se identificar e serão conduzidos aos livros que quiserem. “Estamos prontos para atender todo o público. Temos muitas obras novas e nosso acervo está bem diversificado em toda área jurídica”.

O horário de funcionamento será das 8h às 19h para público interno e a partir das 12 para público externo, depois de cadastro na recepção do TJMT.

O quadro da biblioteca é composto por um bibliotecário, três ajudantes e a assessora da biblioteca, que gerencia todo o funcionamento do local. Além disso, o trabalho em equipe dos servidores da Escola dos Servidores foi fundamental para a concretização da reforma e ampliação do novo espaço.

Prestigiaram a inauguração o vice-diretor-geral Eduardo Campos, a coordenadora Administrativa, Marluce Peixoto de Assis, servidores da Escola dos Servidores e de outras setores do tribunal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114