Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 17 de agosto de 2017, 16h53

'Assembleia Cidadã' define ações para mais 10 comunidades que serão beneficiadas pelo 'Prati-Cidade'


A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou ontem à noite (16), mais uma 'Assembleia Cidadã’, encontro que prepara ações para a realização do mutirão de cidadania, o ‘Prati-Cidade’, que terá sua segunda edição de 2017, no dia 1º de setembro, no bairro 24 de Dezembro.

O Encontro reuniu moradores, representantes não apenas do 24 de Dezembro, como também de bairros vizinhos, que também serão contemplados pelo mutirão. Todos os participantes puderam expor suas demandas e expectativas em relação à melhoria de seus bairros e puderam tratar diretamente com os secretários municipais que respondem por cada área de atuação do Município, como educação, saúde, serviços públicos, viação e obras e abastecimento e distribuição de água.

O ‘Prati-Cidade’, que terá sede na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘Líbia Rondon’, vai beneficiar não apenas a população do 24 de Dezembro com a oferta de uma série de serviços públicos municipais e também de ações promovidas por parceiros.

As demandas levantadas durante a ‘Assembleia Cidadã’ guiam as ações pré-evento. Como explica a secretária de Assistência Social, Kathe Martins, o ‘Prati-Cidade’ tem como diferencial aproximar a gestão pública da população e principalmente, abreviar a execução de serviços em locais mais distantes de pontos mais centrais da cidade. “Duas semanas antes do 'Prati-Cidade', equipes das secretarias de Obras, de Serviços Públicos e do Departamento de Água e Esgoto (DAE), iniciam o atendimento às demandas pontuais de cada bairro atingido pelo mutirão, como limpeza e remoção de bolsões de lixo e entulhos, patrolamento, tapa-buracos, reparo e manutenção na iluminação e até pequenos reparos em equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde”.

Equipes do DAE, por exemplo, não apenas fazem um levantamento da condição da distribuição de água nesses bairros, solucionando problemas pontuais, como vai às escolas proferir palestras voltadas á conscientização e melhor aproveitamento desse recurso natural.

Na semana passada, servidores e secretários municipais, realizaram uma visita técnica à escola para avaliar o espaço e fazer as delimitações necessárias para a melhor prestação dos serviços.

Nessa segunda edição do ‘Prati-Cidade’ serão beneficiados os seguintes bairros: 24 de Dezembro, Souza Lima, Gonçalo Botelho, 7 de Maio, Parque Pequizeiro, Gilson de Barros, Capão do Pequi e Parque das Estações.

O ‘Prati-Cidade’ é um mutirão socioassistencial que oferta uma gama de atendimentos e orientações nas áreas de saúde, educação e cidadania, por meio da emissão, de forma gratuita, de documentos. O projeto tem como missão integrar poder público e população e descentralizar a oferta de serviços públicos em um único ambiente e sendo realizado em várias regiões da cidade.

AVALIAÇÃO - A secretária Kathe Martins avaliou que a ‘Assembleia Cidadã’ cumpriu mais uma vez sua função e objetivo, ao provocar o debate para busca de uma cidade melhor, discutida entre a população, lideranças comunitárias e os gestores municipais. Nessa primeira reunião, mais uma etapa dos preparativos para a realização do mutirão social ‘Prati-Cidade’. “A Assembleia une comunidade ao poder público. Assim, in loco, conhecemos a realidade e as urgências de cada comunidade e podemos trazer soluções rápidas e de maneira eficaz, garantindo a meta do 'Prati-Cidade' que é a de melhorar a qualidade de vida das comunidades por meio de uma gama de serviços e ações que chegam as comunidades e trazem resultados imediatos na prestação de serviços”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114