Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Quarta, 06 de setembro de 2017, 16h03

Escritor fala de poesia e música na Estação TJ


Aclyse Mattos, professor e escritor foi o entrevistado desta quarta-feira no programa Estação da Arte da Rádio Web do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Estação TJ). A radialista Maíra Matos e a jornalista Cristina Azevedo conduziram o bate papo.

Cuiabano criado na região do Coxipó, Aclyse falou sobre a carreira literária e a importância da leitura na vida principalmente das crianças e dos jovens. Autor de várias obras entre elas Papel Picado, Assalto a mão amada, Natal tropical e o sexofonista, o autor garante que se inspira na vida, nos amores e em Cuiabá para escrever. “Grandes vivências e experiências que a gente tem. Se não dividir, recriar ou compartilhar, pode cair no esquecimento ou se perder. Eu ouvia muitas histórias e acho que quem faz arte, faz literatura, é uma espécie de contador de casos”, exemplificou o escritor.

Incentivado pela avó, Aclyse disse que foi por meio dos gibis que tomou gosto pela leitura, o que aguçou também o seu lado criador. “A minha tese de doutorado foi sobre texto verbo-visual. Como a gente intercala a imagem com palavras. Os gibis e os próprios quadrinhos nos dão mais facilidade de expressão”.

A obra mais recente do professor/escritor é o livro “Festa” e segundo o autor, nele brinca com as sonoridades dos poemas e letras de músicas. “Nessas letras de músicas tem o falar cuiabano, e nesse livro ‘Festa’ queremos celebrar e a música, a sonoridade, a falação, a declamação, contribuem para esse clima festivo do livro”.

Como o artista já fez parte de uma banda musical quando morava no Rio de Janeiro, aproveitou a entrevista para dar uma canja e cantou a música ‘Sombrinha’, canção que está no livro ‘Festa’.

Além de falar de suas obras e cantar, Aclyse destacou também a sua eleição para a cadeira 3 da Academia Mato-Grossense de Letras. Ele será empossado na próxima terça-feira (12 de setembro), o que para o escritor representa o reconhecimento. “É um enorme prazer e uma possibilidade de aprender muito com meus colegas que estão lá, além de poder dividir com as pessoas que escrevem, com quem quer participar, porque a academia não se resume naqueles que estão lá”.

Ao final da entrevista, Aclyse elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça que abre as portas para divulgar o talento de artistas de Mato Grosso. “A comunicação que vocês fazem é imprescindível, porque a nossa cultura se faz divulgando, sedimentando, compartilhando, e as mídias que vocês têm aqui contribuem muito para isso. Vocês estão na vanguarda no sentido de propor novos caminhos”, finalizou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114