Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 18 de setembro de 2017, 19h57

Senador busca fortalecimento da cadeia da seringa em MT


Durante audiência, nesta segunda-feira (18/09), em Cuiabá, com representante da Associação dos Heveicultores de Mato Grosso, Ricardo Ferraz de Camargo o senador Cidinho Santos assegurou que irá buscar a inclusão do setor nos programas nacionais de financiamento FCO Verde e Pronaf Floresta, especialmente para custeio de safra.

Segundo Cidinho, graças ao trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, em equalizar a alíquota de importação, a atividade de produção da borracha está sendo retomada em Mato Grosso, mas precisa, nesse segundo momento, custear sua produção.

"Somos o segundo maior produtor em área plantada, com algo em torno de 40 mil hectares, atrás somente do estado de São Paulo. Essa é uma atividade que precisa de apoio para se fortalecer uma vez que, a cultura da borracha tem - além da função econômica e social-, uma importância ambiental muito grande pelo fato da seringa ser uma das plantas com maior sequestro de carbono", falou Cidinho.

Para Ferraz a inclusão do setor nos programas Pronaf Floresta e FCO Verde será fundamental para reativação da indústria da borracha em Mato Grosso.

"O Brasil produz apenas 30% do que consome, precisando importar os 70% restantes. Com uma taxa de 4% era realmente mais viável importar borracha do que produzir aqui. Agora, com alíquota de 14%, a atividade ganha fôlego e precisamos de ajuda de custeio do Governo para a produção na área plantada", disse Ferraz. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114