» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 18 de setembro de 2017, 20h33

Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso


Em visita de cortesia ao Palácio Paiaguás, na manhã desta segunda-feira (18.09), o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, ouviu com interesse as ações do governo de Mato Grosso no combate e fiscalização ao desmatamento. Recebido pelo governador Pedro Taques, Witschel parabenizou o trabalho de agricultura sustentável que vem sendo realizado no estado e destacou a participação de Mato Grosso na Conferência do Clima realizada em Paris em 2015 (COP 21).

"Mato Grosso tem papel ativo no COP mostrando que é possível fazer com que a agricultura seja uma fonte de renda e o meio ambiente seja preservado, sem ter necessariamente um conflito, sem aumentar o desmatamento”, avaliou Witschel. “Alemanha é o maior mercado para os produtos de Mato Grosso, principalmente soja e por outro lado Mato Grosso também é o mercado maior para os produtores alemães. Podemos estreitar estes laços, aumentar o comercio e sobretudo aumentar nossa cooperação no âmbito do meio ambiente”, completou o embaixador.

A participação de Mato Grosso na COP 23, que será realizada na Alemanha entre os dias 6 e 17 de novembro, foi um dos assuntos discutidos no encontro, no qual Taques lembrou que o pais europeu é um grande parceiro de Mato Grosso e que durante a Conferência do Clima demonstrará os avanços na sustentabilidade ambiental, no desenvolvimento do estado e no respeito as pessoas. “É uma honra receber o embaixador da Alemanha. Em 2015 recebemos seu antecessor, o que mostra que as relações com o pais se estreitam. Queremos nos aproximar cada dia mais, Mato Grosso e Alemanha tem muito a ganhar nessa relação”.

Entre os vídeos exibidos durante a visita, que mostraram as potencialidades turísticas e econômicas do estado, destaque para o PCI, que debate estratégias de produzir, conservar e incluir como forma de reduzir as mudanças climáticas. “Queremos produzir cada vez mais, sempre respeitando as regras ambientais, preservando a vegetação nativa, regularizando os Cadastros Rurais e incluindo a agricultura familiar nesse processo. As ações de controle e conscientização tem surtido efeito e temos conseguido grandes avanços na área ambiental”, afirmou o governador.

Presentes no encontro, os secretários Carlos Avalone Júnior, de Desenvolvimento Econômico e Carlos Fávaro, do Meio Ambiente explicaram a meta do estado de acabar com o desmatamento ilegal. “Nossa meta, firmada durante a COP 21, é o desmatamento zero em 2020. É uma meta ousada mas estamos caminhando a passos largos na política ambiental e regularização com ações de comando e controle. Precisamos da cooperação internacional para continuarmos avançando no combate ao desmatamento e gerando oportunidades”, destacou Fávaro.

A valorização da agricultura familiar em Mato Grosso também foi lembrada, com a exposição dos planos que promovem a inclusão e aumento de renda de aproximadamente 105 mil famílias, o aumento do atendimento e assistência técnica, acesso ao credito e regularização fundiária. Durante a visita, Taques convidou o embaixador alemão para o Fórum da Amazônia Legal, que será realizado em outubro, no Acre, e abriu as portas para que empresários alemães possam conhecer o estado e analisem novas possibilidades de investimentos.  


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114