» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Sexta, 20 de outubro de 2017, 17h24

Novidades no site da AL dão mais transparência ao trabalho do legislativo


O site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso agora conta com a página 'Secretaria de Serviços Legislativos' e com uma versão atualizada da página 'Comissão Parlamentar', ambas dentro da sessão 'Parlamento'. No endereço, servidores e público em geral podem encontrar informações esquematizadas sobre o trabalho das unidades administrativas que desempenham atividades-fim da Casa, além de outros conteúdos relevantes para o cidadão.

O consultor jurídico da Mesa Diretora, Xisto Bueno, explica que o trabalho foi realizado pelas duas secretarias em parceria com a Coordenadoria de Informática da Assembleia. “A equipe da Informática merece todos os louros. Nós sempre discutimos juntos para colocar em prática a ideia de disponibilizar as informações de uma maneira mais fácil e assim aproximar o cidadão dos trabalhos feitos aqui e dar mais transparência”, revela.

Na nova página das comissões, ele destaca que, agora, as informações estão organizadas em diferentes temas e de maneira bem clara. A tela que antes tinha apenas um texto corrido, agora conta com botões. O internauta então pode encontrar com facilidade a informação que interessa a ele, que pode ser a explicação de o que é uma comissão ou sua composição, por exemplo. Além de dar uma nova cara para o material, também foi criado conteúdo novo. Foram disponibilizados gráficos da produtividade das comissões e também a lista de projetos que foram distribuídos para os colegiados.

A Secretaria de Serviços Legislativos (SSL) ainda não tinha uma página específica, embora alguns conteúdos já estivessem disponíveis no site de maneira espalhada. “Foi feito um estudo com cada um dos gerentes da secretaria para levantar o que poderia entrar. Depois foi feito um design das informações”, explica Gabriel Barros, secretário de Serviços Legislativos. Agora já são encontradas as funções e organograma da secretaria, o fluxograma do processo legislativo, formulário e orientações para apresentação de projeto de iniciativa popular, além de acesso rápido à consulta das propostas que tramitam na Assembleia e à legislação de Mato Grosso, por exemplo.

Para o secretário, o material mais importante da página é o guia do processo legislativo, uma apostila com informações sobre todo o trâmite legislativo e também sobre como uma lei é elaborada. Ele adianta, ainda, que o espaço vai receber outro documento importante para a compreensão do papel da Assembleia. Um glossário com os termos usados no legislativo está sendo elaborado e também será disponibilizado no site. “A maior importância de todo esse trabalho é facilitar o entendimento da população mato-grossense sobre trabalho da Casa”, afirma Gabriel Barros.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114