Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Quinta, 09 de novembro de 2017, 14h07

Ganha Tempo de Várzea Grande faz campanha para prevenção do câncer de próstata


Dados do último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, para 2016/2017, são estimados 61.200 novos casos de câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão e o câncer colorretal.

O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados não morre por causa dela. Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, a unidade do Ganha Tempo de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, prestará serviços gratuitos para a população várzea-grandense. As ações serão realizadas todas as sextas-feiras do mês de novembro, a partir das 13h.

O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização dirigida em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, reassalta a importância da campanha.

"O grande objetivo da campanha Novembro Azul é informar a sociedade sobre o quanto o câncer de próstata é um problema de saúde pública no Brasil. Este é o segundo tipo da doença mais incidente nos homens brasileiros. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. São pais de família que têm a sua história interrompida devido a demora em descobrir a doença e iniciar o tratamento", disse.

Os serviços de saúde que serão oferecidos na unidade são: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde do homem (Câncer de próstata entre outras doenças), panfletagem e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novembro Azul

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Ganha Tempo Várzea Grande

O Ganha Tempo de Várzea Grande está localizado no Várzea Grande Shopping, Av. Presidente Artur Bernardes, 43 - Centro Sul.

O atendimento ao público do Ganha Tempo – Várzea Grande, é das 10h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira conforme Portaria nº 160/2016/SETAS.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114