Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 13 de novembro de 2017, 18h53

Estão abertas as inscrições para curso sobre adequação ambiental


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro o curso de ‘Adequação Ambiental da Propriedade Rural em Mato Grosso’. A proposta da capacitação é orientar as pessoas sobre os temas de recomposição florestal diária.

Foram disponibilizadas 120 vagas. Os interessados devem se inscrever gratuitamente aqui até o preenchimento das vagas. O curso será realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), localizado na Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, SN, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Conforme a analista ambiental da Sema que está à frente do evento, Ligia Nara Vendramin, após o curso, os participantes receberão um certificado de 24 horas-aulas. “A capacitação é voltada para profissionais liberais, proprietários rurais, técnicos da secretaria e estudantes das áreas afins”, esclarece.

Programação

O curso inicia no dia 29.11, ás 8h, com uma abertura que irá discutir as ‘características ecológicas dos biomas, estratégias de reprodução das plantas, impactos antrópicos e suas implicações para a restauração’. O período da manhã seguirá com aulas sobre o ambiente savânico; Pantanal e conservação da biodiversidade do bioma Cerrado. Após o almoço, às 14h, o grupo continua o evento com o tema bioma Cerrado e finaliza a tarde com uma aula sobre ambiente florestal. O curso está previsto para terminar às 18h.

No dia 30. 11 a capacitação iniciará às 8h com o tema ‘estratégias de recomposição’ e encerra a manhã debatendo as ‘estratégias de recomposição para espécies herbáceas’. Depois do almoço, às 14h, a turma irá tratar até às 18h dos riscos e desafios associados à RAD e do monitoramento de trabalhos de recomposição.

No dia 01.12, a partir das 8h, terão orientações de como fazer avaliação da área e escolha das ações de restauração e sobre as atividades de recomposição/restauração de vegetação. No período da tarde, das 14 às 17h, os alunos finalizarão o curso com uma aula sobre recomposição em MT.

Parceiros

Entre as instituições que estão contribuindo para a realização do curso estão: Critical Ecosystem Partnership Fund, Rede Sementes do Cerrado, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversdade (ICMBIO), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), GIZ – Cooperação Técnica Alemã, Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef), Projeto Biomas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Florestal Brasileiro, Fiemt, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Matogrosso (Cipem), BNDS, Sebrae e John Deere.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114