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Terça, 14 de novembro de 2017, 18h05

Servidor que sofrer acidente do trabalho deve relatá-lo por meio de formulário


O servidor estadual que sofrer qualquer acidente no ambiente de trabalho deve registrar por meio do Formulário de Comunicação de Acidente e Agravos à Saúde do Servidor (CASS), disponível no site da Secretaria de Estado de Gestão (Seges). O formulário tem como objetivo informar sobre um acidente ou doença do trabalho visando dar garantias indenizatórias e previdenciárias ao servidor, aponta a psicóloga e gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, Sandra Aparecida Donati Silverio.

“O formulário não serve só para quem vai pedir licença, mas para registrar todo acidente de trabalho, ou uma doença ligada ao trabalho. Isso pode evitar que venha a acontecer uma sucessão de acidentes, então o registro é importante para chamar a atenção do setor para algo que possa estar prejudicando os servidores”, alerta a gerente.

O mais importante, conforme a gerente, é saber com o auxílio dos dados levantados por meio da ferramenta, se os servidores estão adoecendo por causas comuns, ou em razão das suas condições de trabalho. A partir daí, será possível promover ações para sanar falhas ou lacunas na segurança e saúde apontadas pelos servidores.

Este é um trabalho novo, em 2015 foi criado o formulário. A intenção agora é que ele seja difundido e possa ajudar obtenção de dados que subsidiem políticas públicas de melhoria do ambiente de trabalho no âmbito estadual e também a prevenção, conta Sandra.

O formulário é uma das medidas que faz parte da Política de Segurança do Trabalho. Os servidores que tiverem dúvidas devem procurar a setorial de Saúde e Segurança do seu órgão. Para acessar o formulário basta clicar AQUI.

Uma pesquisa sobre a percepção dos servidores da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) sobre as condições de trabalho e saúde mental foi lançada nesta segunda-feira (13.11) com o objetivo de auxiliar a gestão a identificar fatores de risco à saúde mental dos servidores. A pesquisa está sendo realizada como parte do Programa de Atenção à Saúde Mental da Seges, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), através da Coordenadoria de Métodos Estatísticos, de Pesquisas e de Indicadores (CEI).

O formulário deverá ser preenchido de modo on-line pelos servidores que fizerem parte da amostra selecionada, e que receberem o link por e-mail institucional. Conforme a analista administrativa e psicóloga da Seges, Nancy Kelly Pinheiro, a participação dos servidores é essencial para o sucesso da pesquisa.

“Queremos deixar claro que é muito importante a participação de todos os que fazem parte da amostragem, e receberem os formulários. Cerca de 230 pessoas da secretaria devem auxiliar a levantar informações bem precisas sobre a saúde mental e ambiente de trabalho”, comenta.

A psicóloga ressalta ainda que o sigilo será respeitado, não sendo preciso a sua identificação no formulário.

 


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