Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Terça, 14 de novembro de 2017, 22h08

Bombeiros de Mato Grosso participaram do XVII Senabom


.

Uma comitiva de vinte militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso participou do XVII Seminário Nacional de Bombeiros que aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Mais de 4 mil participantes estiveram no Centro de Convenções, na capital paraibana no encontro que tem como proposta congregar profissionais dos Corpos de Bombeiro do Brasil, na troca de experiências e conhecimento. Gestores de Segurança Pública de todo o país e ainda da Guiana Francesa prestigiaram o XVII Senabom.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz. O Senabom foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e é o maior evento de bombeiros da América Latina. As atividades incluíram apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, provas técnicas e uma feira internacional de exposição de equipamentos utilizados na prevenção e combate a incêndios.

Além disso, o Seminário também sedia a reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros e Polícias Militares (CNCG), a fim de discutir a gestão dessas instituições. O Comandante-geral do CBM de Mato Grosso recebeu, na oportunidade, medalhas de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da sua corporação e dos Corpos de Bombeiros do Brasil. “É um evento importante para a integração entre as instituições e para a troca de experiências de gestão e de técnicas operacionais”, afirmou o Comandante-geral do CBMMT, Coronel BM Alessandro Borges.

Entre os trabalhos científicos apresentados, encontra-se o intitulado “Brigadas Municipais Mistas em Mato Grosso, efetividade na redução de focos de calor e área queimada”, realizado pelo Tenente Coronel BM Paulo Barroso, que apresentou dados quantificados de área queimada e número de focos de calor nos municípios que montaram brigadas mistas de incêndio.

Competição

Na Vila Olímpica, aconteceram as provas de piscina do Campeonato de Salvamento Aquático. A prova é dividida em três etapas e se estende até a sexta (10), incluindo simulações reais de busca a vítimas em ambientes de mata. O ponto alto da competição é a prova Bombeiro de Aço que exige diversas habilidades, como o triátlon ou o decathlon olímpico. Inclui a subida de uma torre de 12 metros, carregando uma mangueira de operações, ao chegar ao topo içaram uma outra mangueira pela janela. Com um malho de 10Kg devem deslocar, por 2 metros, uma tora de madeira de 45kg. Em seguida percorrem uma pista de obstáculos com 40m desviando de cones. Ainda arrastam uma mangueira pressurizada e com o jato derrubam um alvo. Por último arrastam um boneco de 90kg para simular a retirada de uma vítima inconsciente de uma área perigosa.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114