Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 21 de novembro de 2017, 16h11

Municipalização do trânsito de Poconé será tema de audiência pública no dia 28


Na próxima terça-feira (28.11), às 19h30, na Câmara Municipal de Poconé (a 100Km de Cuiabá), será realizada audiência pública sobre municipalização do trânsito e a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A audiência visa deliberar com a sociedade e representantes de entidades públicas e privadas os aspectos importantes à estruturação do trânsito no município de Poconé. O presidente do Detran, Arnon Osny, participará do evento para apresentar informações sobre os procedimentos descritos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) acerca da municipalização do trânsito.

“A integração ao Sistema Nacional de Trânsito traz benefícios e responsabilidades, mas a integração é importante para a melhoria do trânsito da cidade e consequentemente maior qualidade de vida aos munícipes. As cidades integradas terão acesso às ferramentas para a implantação da gestão do trânsito”, disse o presidente.

O vereador Walney Rosa, que fez a indicação e também está na organização da audiência pública, esclarece que o objetivo da municipalização é cumprir a lei de mobilidade urbana, em vigor desde 2012, e salvar vidas no trânsito. “Nós temos alguns problemas relacionados ao trânsito, com esse projeto queremos trazer a orientação de trânsito para mais perto dos nossos cidadãos”, explicou.

De acordo com o vereador, a municipalização permitiria criar a secretaria de trânsito e a guarda municipal para fiscalizar o trânsito enquanto a polícia militar poderá se dedicar a segurança. O vereador acredita que a implementação da educação para o trânsito e a fiscalização reduzirá o número de acidentes e assim diminuir a entrada de pessoas feridas no pronto atendimento.

Serão convidados para a audiência pública diretores e coordenadores pedagógicos, pois, de acordo com Walney, hoje muitos jovens estudantes conduzem veículos sem a devida documentação. “Será primordial a presença dos empresários - as empresas têm funcionários que transitam com seus veículos e precisam entender sobre o trânsito seguro, do sindicato rural e todas as classes organizadas e a população que deve ser sensibilizada sobre a questão complexa que envolve o trânsito tanto de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, enfatizou.

Além disso, o evento contará com a presença dos representantes de órgãos públicos e entidades não governamentais, tais como a prefeitura municipal, a procuradoria, Câmara de Vereadores, OAB, associações representativas e outros.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114