Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quarta, 06 de dezembro de 2017, 17h35

Inauguração de escola municipal marca união dos Poderes em VG


.

A inauguração da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Professora Eliza Maria da Silva’, na manhã de hoje (6), no bairro Cabo Michel, em Várzea Grande, foi marcada pela união e parceria dos poderes públicos em benefício do avanço da rede local de ensino, e principalmente, pelo ganho de qualidade do aprendizado. Além das autoridades do Município, como a prefeita Lucimar Sacre de Campos, do vice-prefeito José Hazama, de secretários municipais e de vereadores, a unidade recebeu o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Rui Ramos, do procurador-geral do Ministério Público, Mauro Curvo, do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho e do secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon.

A nova unidade, com capacidade para abrigar 300 alunos da Educação Infantil – 4 e 5 anos – estava com as obras de construção paralisadas há pelo menos 5 anos e foi graças ao esforço e ao empenho de todos os poderes é que a escola estará pronta para o início do próximo ano letivo em 19 de fevereiro de 2018. “As obras estavam abandonadas. Foram necessárias viagens a Brasília para recuperar recursos e atualizar o orçamento federal destinado ao projeto. A renegociação da construção dessa escola demandou paciência e gestão e agora estamos diante de uma das unidades mais bonitas que Várzea Grande tem e dentro do padrão de construção do Ministério da Educação”, comemorou a prefeita Lucimar.

A EMEB teve seu projeto atualizado e segue padrões do Ministério da Educação. Foram investidos mais de R$ 930 mil, recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A prefeita destacou ainda que com mais essa entrega de escolas, a rede municipal de ensino ampliou em 21% a oferta de novas vagas entre 2015 e 2017. A previsão para o próximo ano letivo é de matricular mais de 26 mil alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, destacou que o reforço na oferta de novas vagas e o ganho na qualidade do ensino são ações estruturantes que passaram a ser promovidas na educação municipal de Várzea Grande a partir da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos. “Numa escola como essa, voltada à Educação Infantil, e onde começa o ensino. Promover ações assistenciais é necessário, mas edificar uma escola é uma ação estruturante e não paliativa”.

O Procurador-Geral de justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Mauro Curvo, lembrou que os avanços da política educacional em Várzea Grande começam a ser mensurados, pois três escolas municipais garantiram posição de destaque em um concurso promovido pelo Ministério Público. “Do primeiro ao terceiro lugar a premiação ficou com Várzea Grande”, destacou. A premiação a que o Curvo se refere ao projeto “Onde há educação, a corrupção não tem vez”, realizando junto às escolas de Cuiabá e Várzea Grande, que visa boas práticas de fomento à integridade social e à cidadania junto aos estudantes. “Desde cedo estamos ajudando a resgatar e validar valores essenciais para as relações humanas: ética e cidadania”.

O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, disse que a nova escola é a ilustração perfeita dos esforços que estão sendo aplicados pelos poderes municipal, estadual, legislativo e judiciário para o avanço da educação no Estado. “Há independência e harmonia entre os poderes”, reforçou. Em sua fala ele aproveitou para anunciar o compromisso do Estado para com a construção de mais duas escolas em Várzea Grande, unidades além das três que estão em processo de licitação e de duas já entregues.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Eduardo Botelho, parabenizou os várzeagrandenses pelas conquistas que têm melhorado o dia-a-dia da população em áreas essenciais como saúde e educação. “Tudo isso está sendo possível porque a atual gestão é marcada pela determinação e conta com parcerias em todas as esferas do poder”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, lembrou que essa unidade do bairro Cabo Michel é mais uma unidade entregue pela prefeita Lucimar Campos, neste ano de 2017.

“Tudo que foi feito até esse momento permitiu a retomada de escolas que estavam abandonadas, sem a mínima condição de funcionamento. Outro ponto importante é destacar ainda que dentro da nossa visão estratégica observamos necessidades de novas escolas e estamos trabalhando nisso”.

Somente na região do bairro Cabo Michel, o secretário contabilizou três escolas municipais entregues após reformas, reconstruções e ou construções. “Com seriedade estamos colocando fim a um período, não muito distante, de descompromissos com Várzea Grande, pois o que queremos é uma cidade próspera e cheia de oportunidades, com saúde, educação, moradia e empregos. Caminhamos para uma economia crescente, por meio da geração de emprego e renda. “Várzea Grande nunca esteve tão bem como está agora”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114