» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Terça, 09 de janeiro de 2018, 17h06

Prefeitura intensifica fiscalização de limpeza de terrenos neste período de chuvas


.

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, além do cuidado com a segurança pública e o de manter a cidade limpa e ordenada, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana alerta a população sobre a importância de manter os terrenos particulares e os quintais das residências limpos. A estratégia intersetorial para a intensificação dos trabalhos de fiscalização e notificação de terrenos abandonados no município, foi adotada pela secretaria de Serviços Públicos, que compreende o mapeamento da cidade, monitoramento e autuação.

De acordo com a secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes com o início da temporada de chuvas, os problemas de terrenos sujos aumentam, o mato cresce muito rápido e ainda, com água parada ou acumulada facilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Neste período, além dos problemas com segurança pública devido ao capim alto que permite que os bandidos possam se esconder e ocultar produtos de furtos e roubos, também existe o aumento do Aedes aegypti, que gera o crescimento dos casos notificados pelas doenças dengue, zika vírus e febre chikungunya. Dessa forma, esse terreno sujo, se torna um problema de saúde e segurança pública”, destaca o secretário .

Para prevenir estas situações, a prefeitura tem notificado proprietários de terrenos baldios por semana. “Somente na primeira semana de 2018, a pasta recebeu 12 denúncias, sendo três delas decorrentes de acúmulo de lixo em áreas não habitadas formando bolsões de lixo. As demais denúncias são relativas à vazão de água e de interrupção de calçadas.

“A secretaria notifica os proprietários para que esses terrenos sejam limpos. Quando o proprietário é encontrado, essa pessoa recebe essa notificação em casa, mas quando não é encontrado, nós mandamos por correio. Se mesmo assim não for encontrado, nós publicamos esta notificação nos meios de comunicação local. A penalidade é a multa aos proprietários que não realizam a limpeza. Além da multa, a prefeitura executará o serviço de limpeza que será debitado o serviço junto ao imposto IPTU. Se o proprietário não efetuar o pagamento deste boleto com o valor da multa e da limpeza, irá para protesto. É importante que essas pessoas que forem notificadas, façam a limpeza do terreno, além de ajudar a melhorar o bem-estar da cidade, evita maiores transtornos”, explicou Breno Gomes,

Breno retifica ainda que a Prefeitura atua com os serviços de limpeza urbana em todos os bairros da cidade, seja com a coleta regular de lixo ou recolhimento de entulhos, varreção de ruas e avenidas, e no combate e retirada de bolsões de lixos e limpeza das praças. “Esses trabalhos são realizados de forma rotineira pela equipe da secretaria de Serviços Públicos. Estamos ainda intensificando e notificando os donos de terrenos baldios para que tomem providência e que mantenham os seus espaços limpos, como prevê o Código de Postura”, informou.

 

.

Breno faz apelo à população que integre aos serviços e chamados da prefeitura. “O Poder Público sozinho não alcança índices desejáveis no combate as endemias se a população não se integrar e colaborar, cada um fazendo sua parte. “Infelizmente existem na cidade muitos terrenos não habitados e sujos. Os proprietários precisam cumprir a Lei para o bem comum de todos. A cidade se conserva limpa com a colaboração de todos. A Prefeitura executa os serviços e a manutenção, porém os moradores também podem contribuir não jogando lixo em terrenos baldios, deixando limpos quintais e calçadas”, disse o secretário.

Outra ação que está sendo executada e intensificada pela secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é fazer valer o Código de Postura, onde os fiscais de postura estão em trabalho de campo, notificando e autuando os proprietários de áreas particulares porém abandonadas e que estão sendo utilizadas como bolsões de lixo em vários bairros. “Além do trabalho realizado pelos fiscais de postura a secretaria de Serviços de Públicos e Mobilidade Urbana integra ações com as equipes de agentes de saúde e endemias, com o intuito de reduzir registros de doenças como a dengue, zika vírus e principalmente a chinkungunya. O proprietário que for notificado tem 10 dias para promover a limpeza do local, e se neste prazo não realizar o serviço será autuado”, alertou o secretário.

CALÇADAS – Uma equipe de fiscais do Código de Postura da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está trabalhando na conscientização junto aos moradores do Jardim Ikaray para que façam calçadas em frente aos seus imóveis. O bairro foi contemplado com o Programa de Aceleração e Crescimento - PAC, onde foram executados serviços de extensão de rede de água, esgotamento sanitário e asfalto novo em todo o bairro. “As calçadas também representam um espaço de lazer e convivência, por isso estamos conclamando a população para que façam a construção de suas calçadas. Esta ação valoriza o imóvel e deixa a cidade mais bonita e harmoniza e enriquece o setor urbanístico do município, melhorando a mobilidade urbana”, pontuou.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114