» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 14h46

Desenvolve MT baixa circular que visa economia de energia


A diretoria Executiva da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, visando proporcionar um ambiente agradável para os funcionários e gerar economia para o Estado adotou a Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR17) do Ministério do Trabalho. Pela norma, os aparelhos de condicionadores de ar da agência vão operar entre 23°C a 26°C no verão.

O conforto térmico é essencial para a saúde e também para o bom desempenho das atividades seja no ambiente de trabalho ou em casa. Prova disso é a norma do Ministério do Trabalho. “A temperatura do ar condicionado era pauta diariamente na sede da Desenvolve MT e a decisão em manter a temperatura em 23º foi tomada depois de ouvir a opinião da equipe”, esclarece o presidente da instituição, Jose Adolpho Avelino Vieira.

Atenta à essa questão a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, publicou a resolução nº 9, em janeiro de 2013, fornecendo orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar interior em ambientes de uso público e coletivo, que se utilizam de aparelho de ar condicionado. “A faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21°C e 23°C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26°C a 27°C, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28°C. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20°C a 22°C.”

Economicidade

“Manter a temperatura em 23° também vai gerar economia para os cofres púbicos. Nos dias mais quentes, se ajustarmos a temperatura em 17°, o aparelho consome muito mais energia do que imaginamos pois tem que trabalhar muito mais para resfriar o ambiente. Mantendo em 23° a temperatura fica agradável e a alteração térmica entre o ambiente externo e internos vai ser menos brusca, preservando, inclusive, a saúde de quem entra e sai” ressalta Jose Adolpho.

Segundo especialistas, se o ar-condicionado ficar ligado em 23 graus, será mais fácil atingir a temperatura local e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Nesses casos, a economia pode chegar a 50%.

Desenvolve MT

A Agência de Fomento Desenvolve MT, criada em outubro de 2016, oferece para os micros e pequenos empresários acesso facilitado a linhas de crédito. A instituição está em expansão, levando, ações, programas e benefícios para famílias mato-grossenses. Atualmente o principal projeto da Instituição é o Programa “Endereço Certo”, ação desenvolvida pelo Governo do Estado, que visa promover a regularização fundiária urbana dos imóveis pertencentes à carteira imobiliária da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab-MT) em 39 municípios, que beneficiará cerca de 45 mil famílias.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114