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Terça, 06 de fevereiro de 2018, 13h05

Serviços Essenciais lideram ranking de atendimento presencial no Procon Estadual


O Procon Estadual registrou 3.121 atendimentos em janeiro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.166 registros, enquanto que pelo atendimento online - www.consumidor.gov.br – foram 955 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria '' Serviços Essenciais'', com 1.305 registros. Liderando o setor está ''Energia Elétrica'', com 687 atendimentos, seguindo por ''Água e Esgoto'', que teve 355 registros. A terceira posição ficou com ''Telefonia Celular'', com 159 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor ''Assuntos Financeiros'' com 333 reclamações, registrando 80 procedimentos para a categoria ''Banco Comercial'', 63 para ''Cartão de Crédito'' e 53 para ''Cartão de loja''.

A área ''Produtos'' está em terceiro lugar do ranking, com 261 atendimentos: 38 para ''Telefone'' (convencional, celular,interfone,etc) , 30 para ''Eletrônico Importado'' e 12 para ''Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico'' (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc).

Já o setor ''Serviço Privados'', com 206 registros, ocupa a quarta posição, com 44 procedimentos para ''TV por Assinatura'' (Cabo, Satélite,etc), 30 para ''Estabelecimento Comercial'' (Supermercado, loja, padaria, locadora,frutaria,etc) e 36 para ''Escola'' (Pré, 1°,2° graus e superior).

O setor ''Saúde'' ocupa o quinto lugar do ranking com 40 reclamações, seguindo pela área ''Habitação'' com 17 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria "Alimentos'', com quatro reclamações.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 955 reclamações em Mato Grosso. A área ''Telecomunicações'' lidera o ranking, com 392 registros; em segundo lugar estão ''Serviços Financeiros'', com 312 reclamações; e em terceiro, ''Produtos de Telefonia e Informática'', com 117 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Transportes”, com 43 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 38 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 29 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 16 registros. Em oitavo lugar, com três reclamações, está a área “´Água, energia e gás” seguida por “Turismo/viagens” e ''Saúde'' ambos em nono lugar, e obtiveram dois registros.

A categoria “Alimentos” obteve uma reclamação registrada, já “Educação” e “Habitação” não tiveram registro no mês de janeiro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.


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