» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Terça, 06 de fevereiro de 2018, 17h57

Voluntários se unem para limpar baías de Chacororé e Siá Mariana


Foto por: Rose Domingues
.

Quando o lixo da Baixada Cuiabana não recebe a destinação correta, ele tem endereço certo: o Pantanal. Especialmente nessa época do ano, as chuvas e as cheias levam ainda mais dejetos para o leito do rio Cuiabá, desaguando na maior planície alegável do mundo. Diante disso, o projeto de Comunicação e Educação Ambiental Teoria Verde lançou uma Ação Voluntária de Limpeza do Pantanal.

Os voluntários irão percorrer um trecho de 60 quilômetros pelo rio Cuiabá para retirada dos resíduos sólidos na região de Barão de Melgaço, incluindo as baías de Chacororé e Siá Mariana e seus corixos, além de outros pontos conhecidos como praia do Boi, Estirão Comprido e Volta do Poço.

Para auxiliar na ação, a Teoria Verde estendeu o convite para o poder público. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irá disponibilizar servidores da área de educação ambiental e infraestrutura de barcos para colaborar com a limpeza. “Estamos sempre abertos a atender projetos em prol do meio ambiente que partem diretamente da sociedade. Isso demonstra que a população entende que cuidar da natureza é responsabilidade de todos”, defende o secretário da pasta, André Baby.

Além da Sema, pescadores locais e outros órgãos públicos já aderiram ao projeto. Segundo o diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, o objetivo é retirar a maior quantidade de lixo possível e chamar a atenção da população dos 13 municípios que fazem margens com o rio Cuiabá e que estão acelerando o desequilíbrio da região.

Parceiros

Além da Sema, já confirmaram a participação: Barco Hotel Princesa do Pantanal, Pousada Mutum, Lebrinha, Associação Melgacense de Ecologia (Amec), Associação de Pescadores Z5, Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, Secretaria Estadual de Turismo (Seadtur), Juizado Volante Ambiental (Juvam), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Casa de Guimarães, Deputado Wancley Carvalho. Também irão colaborar com a ação as prefeituras dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114