Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 16 de fevereiro de 2018, 18h06

Jucemat faz 1ª apresentação técnica do projeto Junta Digital


O auditório da Fecomércio em Cuiabá ficou lotado nesta quinta (15.02) para a apresentação do projeto ‘Junta Digital’ da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).

Contadores e empresários compareceram ao primeiro evento técnico que integra uma série de ações preparatórias para o lançamento do novo sistema operacional da entidade que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Os trabalhos foram iniciados com fala da presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, que agradeceu a adesão dos interessados e fez questão de destacar a importância da parceria dos profissionais contábeis para o sucesso do projeto. “Sabemos que toda mudança gera transtornos e críticas, pedimos compreensão, pois, tudo o que vem para melhorar, acaba tendo um efeito imediato quando todo mundo contribui, porque isso atingirá não só a economia do Estado e, sim, toda a sociedade”, afirmou.

Como explicou a presidente, com o lançamento do novo sistema marcado para o próximo dia 19 de fevereiro, a estratégia será dar um tempo para que todos conheçam e possam interagir. Sendo assim, será marcado um novo encontro somente para esclarecimentos de dúvidas e demais observações. “Teremos dois dias somente para explicar o passo a passo técnico aos interessados, se fosse antes do sistema entrar no ar, não teríamos condições de orientar, portanto, esse momento será só de apresentação geral”, observou Germicira.

 

Em seguida, foi a vez do técnico Moacir Teixeira da Junta Comercial de Minas Gerais apresentar o Novo Sistema de Registro Mercantil (SRM) que já está sendo operado em outros sete Estados.

SRM

O SRM é o sistema que realiza a gestão de todo o processo de registro de empresas e atividades afins da Junta Comercial. É responsável também pela gestão de dados e imagens das empresas e do controle e auditoria de todo o trabalho que é feito no âmbito do registro empresarial.

Com o novo SRM, tudo será feito pela internet, ou seja, os serviços estarão disponíveis sete dias por semana, 24 horas por dia, sem necessidade de toda papelada. Além da comodidade e simplicidade nas operações, terá uma redução de custo para o cidadão/empresário, uma prestação de serviço mais ágil e a segurança jurídica será ampliada.

Entre os principais benefícios do SRM, a automatização e o controle do processo de registro empresarial, a compensação de pagamento, emissão de relatórios gerenciais e conformidade com todas as instruções normativas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI).

Durante a apresentação Moacir também mostrou os ganhos obtidos com o SRM adotado em outras Juntas pelo Brasil como o controle dos processos, a disponibilização de serviços simplificados via web, o aumento do número de certidões solicitadas e do uso do Registro Digital, bem como o reconhecimento da classe contábil.

Quem já parece dar sinais de que as expectativas são otimistas, foi um dos participantes. O contador autônomo com mais de 30 anos de experiência, Jarbas Spolador demonstrou ânimo com a novidade. “Atuo em Cuiabá há muito tempo para saber que com esse novo sistema as coisas tendem a melhorar na questão da celeridade e da burocracia, mas, também será preciso um pouco de dedicação de toda a classe no sentido de entender o funcionamento, para orientar seus funcionários e clientes, se atualizar nas ferramentas para poder agilizar o seu trabalho. Muitos podem pensar que pode ficar mais fácil porque só precisa da internet, mas, a função de um contador é insubstituível, porque é aí onde se pode cometer mais erros e com isso, vem os prejuízos e dor de cabeça, ninguém quer!”, ponderou.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114