Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 22 de fevereiro de 2018, 10h23

Grupo aéreo no norte do estado reforça defesa da Amazônia Brasileira


A primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal no Brasil inaugurada nesta quarta-feira (21) em Mato Grosso abre um novo capítulo nas ações em defesa da conservação da floresta Amazônica. O Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) integra o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (Cioaper) e em cooperação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irá atuar no combate a incêndios florestais e desmatamento. O hangar foi construído em parceria com a Prefeitura de Sorriso, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do município.

Localizado estrategicamente na cidade de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), a base dará ao Estado mais capacidade logística, atuação e presença na região amazônica mato-grossense que hoje abriga 31 Unidades de Conservação, sendo 16 estaduais, 3 federais, 6 municipais e 6 reservas particulares do patrimônio natural (RPPN). “Assim, Mato Grosso cumpre mais uma etapa dos acordos e cooperações internacionais assinados para combater as ilegalidades dentro da floresta”, afirma o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.

Proteção ambiental

O GavBM integra o projeto Bombeiro Florestal de Mato Grosso que foi iniciado em 2012 e, a partir de 2015, ganhou relevância pelas atividades de proteção ambiental. A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do CBM-MT proposto ao Fundo Amazônia.

O projeto também possibilitou a estruturação do Batalhão de Emergências Ambientais que tem forte atuação no combate a incêndios. O comandante do BEA, tenente-coronel Paulo André Barroso, explica que o fundo possibilitou a aquisição de duas aeronaves Air Tractor 802F, equipadas com tanques de água especialmente adaptadas para o combate a incêndios florestais e urbanos.

“Com a inauguração da base aérea Mato Grosso demonstra que segue trilhando no caminho do desenvolvimento sustentável ao defender o nosso ativo florestal. Aqui vemos a materialização do eixo Conservar da Estratégia PCI”, lembra o governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir tem como meta manter 60% da cobertura de vegetação nativa de Mato Grosso e reduzir em 90% o desmatamento na floresta tendo como referência a linha de base: 2001-2010 (PRODES) de 5.714 km², alcançando 571km²/ano até 2030.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114