Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Terça, 20 de março de 2018, 22h35

Defesa Civil já formou cinco mil voluntários em Mato Grosso


Começou nesta segunda-feira (19.03) a capacitação de três turmas no curso básico de voluntário. O curso gratuito é realizado pela secretaria adjunta de Defesa Civil, da Casa Civil do Estado, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Mais de cinco mil pessoas receberam essa formação em 13 municípios desde 2015, e a expectativa dessa edição é formar duas mil pessoas de Cuiabá e Várzea Grande.

Nessa capacitação, pessoas com idade mínima de 14 anos irão aprender a atuar em situações de crise, como primeiros socorros (identificação de risco imediato, respiração boca a boca, massagem cardíaca), noções de combate a principio de incêndio (identificar o extintor adequado e como usá-lo de maneira efetiva).

Os alunos do curso também recebem noções de Defesa Civil, voluntariado e atendimento ao público. Em ações como auxílio à coleta, seleção e entrega de donativos (roupas, alimentos, cobertores), campanhas de limpeza ambiental e combate a endemias. Os voluntários também podem ser convidados a auxiliar em grandes eventos, de cidadania, cultura ou esporte, a exemplo da encenação da Paixão de Cristo.

O curso tem duração de quatro horas/aula por módulo, totalizando 12 horas. A cerimônia de entrega dos certificados de voluntários de Defesa Civil será no dia 15 de abril. Essas pessoas formadas no curso compõem um cadastro de voluntariado e são contatados por ligação ou mensagem caso surja a oportunidade de atuação em eventos.

“O nosso objetivo é que o legado dessa gestão na Defesa Civil seja deixar um corpo de voluntários especializados para situações de crise. Ainda esse ano devemos implementar o segundo nível do curso, proporcionando a formação de voluntários em nível intermediário para atuar em situações de crise como vemos em outros estados, de deslizamentos e alagamentos”, exemplifica o gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Sargento BM José Bruno de Souza Filho

O projeto de formação de voluntariado de Defesa Civil foi iniciado pelo secretário adjunto de Defesa Civil Cel. BM Abadio Cunha que realizou a reestruturação da pasta em 2015.

Turmas

A inscrição no curso básico pode ser feita momentos antes das aulas. Basta o interessado apresentar o documento de identidade no auditório da Arena Pantanal (Portão I).

Turma 1 - Dias 19 e 20 das 19h às 23h e 25 de março – das 7h30 às 11h30;

Turma 2 - Dias 22 e 23 das 19h às 23h e 25 de março – das 7h30 às 11h30;

Turma 3 – Dia 24 de março (sábado) - das 14h às 18h e dia 25 de março (domingo) – das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h

Outras informações: (65) 9963-5432

Caravana em Cuiabá

Os voluntários formados no curso básico poderão atuar nos serviços de acolhimento aos pacientes que farão consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, assim como o trabalho credenciamento na portaria da 13ª Caravana da Transformação, em Cuiabá.

Além de atendimentos de saúde, a Caravana oferecerá serviços de cidadania. A Caravana será realizada entre os dias 16 de abril e 10 de maio, na Arena Pantanal.

Nesta edição serão atendidos os municípios de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nobres e Várzea Grande.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114