Cuiabá | MT 17/04/2024
Geral
Quarta, 28 de março de 2018, 11h53

Inscrições para a missão internacional do Sebrae à Itália terminam no próximo dia 03


Os empresários do setor de alimentos e bebidas têm até o dia 03 de abril para fazer inscrição à missão benchmarking Internacional à Itália, que será realizada de 19 a 26 de maio, contemplando às cidades de Milão, Parma, Bologna, Firenzi e Modena, para uma imersão técnica e conceitual na produção, envolvendo o branding, distribuição e exportação. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até o dia 03 de abril.

Com uma agenda de visitas técnicas a empresas, associações e instituições ligadas ao segmento de alimentos e bebidas, reconhecidas mundialmente pela alta performance de produção e exportação, o Sebrae espera estimular a visão de competitividade e oportunidades globais aos pequenos negócios mato-grossenses.

“Essa missão faz parte da estratégia do Sebrae de estimular a competitividade das micro e pequenas empresas, mesmo àquelas que não tenham o desejo de exportar”, explica André Schelini, Gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae/MT.

O Sebrae/MT vem elegendo, há mais de 20 anos, destinos mundiais para serem visitados e o sucesso das missões é comprovado, como meio de capacitação empresarial. “A experiência, a imersão em uma missão tem poderes transformadores no modo de pensar, criar e manter negócios, além de despertar nos participantes a clara percepção das tendências e desafios do seu setor empresarial no Brasil. Afinal, os movimentos dos negócios globais atingem a todos”, enfatiza Schelini, que descreve o roteiro como sendo o mais adequado para quem quer entender como a Itália, um pequeno país europeu, se tornou potência mundial no setor de alimentos, bebidas e design de produtos, cuja exportação é dominada pelas pequenas empresas. “Mas de 60% das exportações da Itália vêm de pequenas empresas”, afirma Schelini.

Os segredos de sucesso da marca made in Italy estão associados à cultura, tradições únicas, características regionais e ao modo de viver dos italianos. Todos estes atributos são agregados à produção e valorizados no branding, processo da tipificação dos produtos que envolve toda gestão da marca, de forma a ser mais conhecida, desejada e lembrada pelos consumidores. Exemplos como queijos, vinhos, presuntos, sucos cítricos, molhos de tomate são alguns ícones alimentares produzidos na Itália, geralmente com uma história familiar, passadas de geração em geração, com indicação geográfica, que despertam interesse em mercados de todo mundo.

“As indicações geográficas se referem a produtos que tenham uma origem geográfica específica. O registro certifica a reputação, a qualidade e as características que estão vinculadas ao local. Como resultado, elas comunicam ao mundo o que aquela a região produz, de forma diferenciada e com excelência”, analisa Schelini, lembrando que o mel do pantanal tem indicação geográfica, o que significa possuir características de um território único no mundo. “O objetivo do nosso trabalho é resgatar a nossa cultura, trabalhando os produtos territoriais vocacionados, um trabalho que se inicia com o mapeamento das potencialidades referenciais de internacionalização, envolvimento e engajamento da comunidade local e padronização dos processos produtivos”, disse Schelini.

Consultoria internacional

A ação de benchmarking internacional conta ainda com um pacote de 10 horas de consultoria e capacitação em branding internacional, acompanhamento técnico do Sebrae e tradução simultânea, passagem aérea de Cuiabá para Guarulhos e Milão, seis noites de hospedagem, transporte para as visitas técnicas, e seguro de viagem.

Serviço

Missão Empresarial Internacional de Branding para a Itália

Data: 19 a 26/05/2018

Inscrições: até 03/04/2018. As vagas são limitadas.

Informações: internacional@mt.sebrae.com.br ou (65) 3648-5213

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114