Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 16 de abril de 2018, 13h25

Detran inicia Mutirão e cerca de 600 pessoas são atendidas na primeira edição


.

Cerca de 600 pessoas estiveram na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) no último sábado (14.03) durante o 1º Mutirão do Detran. Essa é a primeira vez na história que autarquia é aberta no sábado para atendimento ao público. O projeto é um pedido do governador Pedro Taques e que, tão logo assumiu a presidência do órgão, o presidente Thiago França deu início à mobilização para que o mutirão ocorresse.

O atendimento foi realizado entre 8h e 13h e, segundo a organização do mutirão, os números foram surpreendentes. Dentre os serviços mais procurados, rotineiramente, estão os prestados pelas Diretorias de Habilitação e Veículos. Conforme o levantamento, na Diretoria de Veículos foram feitos 320 atendimentos de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), 260 vistorias e lacração, além de aberturas de processos de transferência e emissão de Certificado de Registro de Veículos (CRV).

Já na Diretoria de Habilitação foram atendidas 145 pessoas, sendo que 213 serviços foram prestados, entre eles abertura de processos de primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e entrega de CNH´s.

O taxista cuiabano Crisnadaier Albuquerque conta que mesmo morando perto da sede da autarquia não consegue resolver suas pendências por causa do trabalho. Esteve neste sábado e conseguiu resolver todas as pendências. Ele fez um pedido: “Será que é possível estender esse serviço no sábado para todas as secretarias do Estado? Para mim foi muito prático, não poderia vir em outro horário. E veja só, resolvi rapidinho”, afirmou.

A motorista Alessandra de Souza conta que também não estava conseguindo tempo para buscar o documento durante a semana e aproveitou o mutirão. “Que prático! Adorei!”, comemorou. Os mutirões serão realizados uma vez por mês. O próximo Mutirão do Detran já tem data confirmada e será no dia 26 de maio, também a partir das 8h às 13h.

A Escola Pública de Trânsito, por meio da Gerência de Ações Educativas no Trânsito, também participou e contribuiu com ações de orientação, como a divulgação da CNH Digital e do Aplicativo MT Cidadão – desenvolvido pelo MTI e que oferece uma gama de serviços para que o cidadão sequer precise sair de casa.

Além disso, foram feitas a atividades educativas de trânsito com crianças que acompanharam os pais no sábado pela manhã. Pelo menos dez crianças participaram e 70 adultos assistiram a aula orientativa com o Tema: “Melhoria na performance no Exame de Habilitação teórico e prático” e a palestra “Comportamento Defensivo no Trânsito”.

A Ciretran de Várzea Grande também abriu as portas para a população no sábado, e somente na área de veículos foram registrados 120 vistorias, 60 processos emitidos, além da emissão de 20 CRLV e outros 77 CRV.

O governador Pedro Taques visitou a sede do Detran e circulou pelas diretorias para acompanhar os trabalhos e disse ter ficado impressionado com o resultado. “A ideia pra mim já é um sucesso. Vamos procurar levar a outros órgãos públicos também para que o cidadão tenha mais comodidade ao procurar o órgão nos finais de semana. Também temos um projeto de abrir as unidades do Ganha Tempo aos sábados. O presidente Thiago e toda equipe do Detran estão de parabéns pelo sucesso do mutirão”.

O presidente do Detran reforçou que essa primeira edição foi uma projeto-piloto e a meta é levar o mutirão para outras cidades do estado. “Estamos buscando contemplar aquelas pessoas que não conseguem tempo para vir ao Detran ou outra unidade e núcleo resolver suas questões. Tanto é que houve grande procura por abertura de novos processos nas áreas afins. Esse mutirão faz parte do projeto de celeridade que estamos construindo no Detran desde que assumi a presidência. Celeridade e comodidade ao cidadão são alguns dos pilares da nossa gestão”, afirmou França.

Ele lembrou que na última semana passou a funcionar o Núcleo de Atendimento do Detran da Galeria Itália, que também oferece os mesmos serviços que a sede, com exceção da vistoria de veículos. Desde que assumiu, França já conduziu a abertura e reinauguração de cinco unidades: no Ganha Tempo do CPA, no Shopping Goiabeiras, na Galeria Itália, Ciretran de Guarantã do Norte e de Tapurah.

A Procuradora Geral do Estado, Gabriela Novis Neves, prestigiou o Mutirão do Detran e assegurou que nas próximas edições estará presente com a Procuradoria Fiscal. “Vamos estar juntos, pois entendemos que muitos usuários poderão aproveitar para ter as guias do IPVA emitidas e pagas durante o mutirão. Pelo que vimos nesse primeiro já é um sucesso e quem esteve aqui saiu muito satisfeito. Esse é o nosso papel facilitar a vida do contribuinte, da população”, disse a procuradora.

SERVIÇO

A sede da autarquia fica localizada na avenida Doutor Hélio Ribeiro, 1000 - Centro Político Administrativo. Telefone: (65) 3615-4800. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No entanto, o Detran reforça que a população também pode utilizar os serviços online de Licenciamento Anual, Permissão Internacional para Dirigir (PID), 2ª via da CNH e CNH definitiva pelo aplicativo MT Cidadão, desenvolvido para Android e IOS. Os documentos podem ser entregues em casa, conforme solicitação do usuário, após o pagamento das taxas. O prazo para a entrega do licenciamento é de 72 horas e a CNH em até 10 dias.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114