» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Terça, 08 de maio de 2018, 18h41

Convênio vai permitir transporte de leite materno com agilidade


O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso assinou nesta segunda-feira (07/05) um convênio com o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá para a coleta de leite materno. O CBM irá até a casa das doadoras recolher o leite que será coletado pelas próprias doadoras. Os militares farão o transporte do leite da casa das mães doadoras até a UTI Neonatal do hospital.

As nutricionistas irão ensinar as mães cadastradas para doação a retirar o leite de forma que ele possa ser utilizado pelos recém-nascidos e que precisam ganhar peso para saírem da Unidade de Tratamento Intensivo. O hospital tem uma nova máquina de pasteurização do leite materno, com isso a capacidade de beneficiamento aumentou, o que requer uma demanda a mais de leite que as instituições pretendem atender com o convênio.

A amamentação é fundamental no desenvolvimento das crianças, mas nem toda mãe consegue alimentar com o próprio leite. Este convênio recém assinado é uma forma de aumentar a oferta e oferecer cada vez mais uma assistência de qualidade para toda a sociedade. Para o Coronel César Viana de Brum, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o convênio é uma ótima iniciativa e resgata uma parceria que já existiu e que trará bons resultados para todos os envolvidos. “Assim mantemos a nossa missão que é de salvar vidas”.

A neonatologista, Dra Maria Izabel Nadaf afirma que o aleitamento materno faz toda a diferença para os recém-nascidos. De acordo com ela, com uma doação de 400 ml, por exemplo, que algumas mães conseguem produzir em uma semana, é possível alimentar quase 10 bebês prematuros.

O banco de leite do Hospital Geral tem auxiliado os hospitais Santa Helena, Pronto Socorro de Várzea Grande e alguns hospitais particulares pasteurizando o leite materno que são doados pelas pacientes dos mesmos. O leite pasteurizado pode ser congelado e conservado até 6 meses.

Referência no Estado

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral recebeu pelo quinto ano consecutivo o certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro”. O mérito é resultado do processo pelo qual o leite passa desde que sai da doadora até chegar ao seu destino, os bebês prematuros que não conseguem amamentar.

O Banco de Leite do HG é referência no Estado e faz a captação do leite materno em excesso das mães lactantes.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114