» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Quinta, 10 de maio de 2018, 17h15

Termo de cooperação consolida unidade Sacabom de Corpo de Bombeiros


O município de Campo Novo do Parecis (a 397 km de Cuiabá) terá uma unidade do Sistema Integrado de Atuação Comunitária na Atividade Bombeiro (Projeto Sacabom). O termo de cooperação foi assinado na manhã desta quinta-feira (10.05), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, comandante geral do Corpo de Bombeiro, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, e o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado. A iniciativa inovadora permite ampliar a presença da corporação em mais cidades e polos do estado, por meio de parceria com as prefeituras.

 

O secretário Gustavo Garcia destaca que o projeto pretende implantar novas unidades do Corpo de Bombeiro, com atuação conjunta junto às defesas civis municipais. “O Governo do Estado leva mais um serviço para o município de Campo Novo do Parecis. Consolidamos a presença do Corpo de Bombeiros oportunizando mais segurança para toda população da região. Foi um importante passo. Agradeço a parceria com o município nessa integração”.

O prefeito Rafael Machado cita que o projeto atende os municípios do eixo central do Chapadão do Parecis, como Sapezal, Campos de Júlio, Comodoro e Brasnorte, que juntos concentram uma população de aproximadamente de 150 mil pessoas.

“Campo Novo é micro polo dessa região e todo ano sofre com o aumento da incidência de queimas e incêndio nas lavouras. O Sacabom trará mais alívio para os moradores e produtores. Sabemos da importância do Corpo de Bombeiro na prevenção e fiscalização. A iniciativa mostra que Governo do Estado tem carinho e respeito por Campo Novo do Parecis e região”.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges, destacou que o termo está inserido nas obrigações da corporação. “Agora vamos para fase de organização do prédio que será disponibilizado pela prefeitura. A equipe que atuará na unidade será a transferência de militares num menor prazo possível para que a inauguração ocorra. A integração entre estado, prefeituras e sociedade civil organizada facilita o investimento e a ida da instituição para o município.

Unidade da Politec

Num segundo momento, com a presença do diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Reginaldo Rossi, foi discutido sobre a necessidade de uma unidade no município.

“Iniciamos as tratativas para implantação de uma unidade de medicina legal em Campo Novo do Parecis. Hoje, atuamos na região com apoio de Tangará da Serra e outras unidades vizinhas, com o mesmo atendimento de necropsia mais complexa. Como há na cidade um profissional médico legista, precisamos consolidar a parceria com a prefeitura e estruturar o atendimento de medicina legal e identificação técnica para que todo atendimento seja feito no município. Vai ser importante e estratégico para a Politec, pois as demandas de necropsia da região precisam ser deslocadas para Tangará da Serra, com a unidade em Campo Novo, o caminho será encurtado”.

O prefeito sugeriu uma reunião para a próxima semana com todos os envolvidos para iniciar as tratativas referente ao assunto. “Possuímos o mesmo apelo junto à Politec. Com a instalação da Politec, no mesmo formato do Corpo de Bombeiros, onde prefeitura se compromete em criar a estrutura física e o estado entraria com os profissionais que já atuam no município”.

Participaram também da assinatura do termo o vice-prefeito de Campo Novo do Parecis, Dhemis Rezende Marques, e o diretor de interior da Politec, Marcos Antônio Contel Secco.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114