Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Sábado, 12 de maio de 2018, 09h36

Setas realizou a primeira etapa da capacitação para servidores do CadÚnico


Jana Pessôa
.

A primeira etapa da capacitação “Formulários do Cadastro Único”, promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), foi concluída nesta quinta-feira (10). Foram três dias de curso, voltado para os servidores do Cadastro Único, responsáveis pela triagem das pessoas em situação de vulnerabilidade social para o bolsa família e o pró-família. A próxima turma se inicia dia 22 de maio.

Nesta primeira etapa, 67 gestores e entrevistadores do Cadastro Único, das turmas 1 e 2 receberam aulas diárias. “São oito horas de aula por dia. A capacitação é a orientação teórica para o servidor preencher corretamente tanto o formulário físico quanto o digital, onde fala sobre as famílias, a remuneração. É um instrumento para identificar as famílias mais vulneráveis no estado de Mato Grosso”, salientou Dayane Flora, Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social e integrante da equipe de organização do evento.

Cerca de 50 cidades estiveram representadas no curso durante estes dias. Servidora do município há 16 anos, desempenhando a função no Cadastro Único há quatro, Francisca Brandão, de Barra do Bugres (150 km de Cuiabá), falou sobre a importância da capacitação.

 

“É a primeira vez que estou participando. Tem muitas coisas da teoria que nós [servidores] não estávamos colocando em prática. É muito importante porque a gente aprende mais. Estamos conseguindo tirar todas as dúvidas, as meninas que estão ministrando as aulas são muito capacitadas para isso”, destaca.

Francisca ainda afirmou que vai ajudar seus colegas de profissão em seu retorno ao município. “O curso foi muito bom. Quando chegar, vou passar para as outras servidoras que não vieram. Já vamos ver com outros olhos o Cadastro Único”, concluiu.

Eva Domingos, analista de Desenvolvimento Econômico e Social, é uma das responsáveis por ministrar as aulas do curso. “Somos todas técnicas da Setas. Nossa função é capacitar os municípios do estado no preenchimento do formulário do Cadastro Único. Antes de ministrar o curso, fomos para Brasília, ficamos uma semana no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que nos capacitou, e depois voltamos para capacitar os municípios. Lá vimos todos os conceitos, como de família, domicílio, morador”, diz.

O curso será dividido em seis turmas, com fim programado para agosto. O objetivo é que a capacitação atinja funcionários dos 141 municípios mato-grossenses.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114