Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Sexta, 18 de maio de 2018, 16h43

ANA lança o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai


A Região Hidrográfica do Paraguai dará em 2018 um passo grande em sua recuperação. Após três anos de estudos, a área que corresponde à porção brasileira da Bacia do Paraguai, onde estão o Pantanal e boa parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebeu em maio uma importante ferramenta de gestão. O documento traz um diagnóstico, perspectivas e diretrizes para os instrumentos de gestão, bem como metas, ações e um programa de investimentos, a ser conduzido pelo poder público e acompanhado pela sociedade civil. Os investimentos previstos somam aproximadamente R$ 83 milhões.

A ferramenta é o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (PRH Paraguai), elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), já aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Na próxima terça-feira, dia 22, o documento será apresentado em um encontro que reunirá representantes do Governo Federal, Estado e Prefeituras dos municípios localizados na Bacia. O evento ocorrerá entre 18h30 e 20h30, no Hotel Mato Grosso Palace. O endereço é: Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá.

No encontro, será apresentado o processo de construção participativa do PRH Paraguai, além dos resultados alcançados e as estratégias para viabilizar a sua implementação. No ano passado, centenas de pessoas, entre empresários, representantes comunitários, do poder público e de universidades estiveram presentes em reuniões públicas e oficinas regionais, organizadas em cidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Boa parte das soluções encontradas para a Região Hidrográfica, da gestão de recursos hídricos à mediação de conflitos, foi discutida nesses eventos. 

Sobre a ANA e o PRH Paraguai

O PRH Paraguai se constitui em importante subsídio para a tomada de decisões rumo à sustentabilidade hídrica da Região Hidrográfica do Paraguai. Fornece uma visão integrada dos seus recursos hídricos e fortalece a atuação contínua e articulada dos diversos atores envolvidos. Assim, passa a ser um instrumento fomentador da gestão dos recursos hídricos de forma efetiva, garantindo o seu uso múltiplo, racional e sustentável, em benefício das gerações presentes e futuras.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114