Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quarta, 23 de maio de 2018, 17h14

TCEstudantil estimula alunos da Escola Estadual Estevão Alves Corrêa a definir carreiras


Thiago Bergamasco
.

Um experiência importante para definir ou consolidar a escolha da futura profissão. Uma oportunidade para conhecer mais sobre o Tribunal de Contas e saber como funciona o controle externo dos governos. Estas são algumas das impressões manifestadas por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio "Estevão Alves Corrêa", do bairro Tijucal, em Cuiabá, que participaram nesta terça-feira (22.05), do programa TCEstudantil.

Cerca do 90 estudantes do 1º ao 3º Ano da escola formaram o grupo recepcionado pela equipe coordenadora do programa do TCE-MT. Os alunos foram acompanhados pelo diretor da escola, professor Neves Rodrigues de Souza, bem como tiveram a monitoria dos professores Emilson de Campos Almeida e Cristiano Antônio dos Reis.

"Esta visita ao TCE foi muito gratificante e enriquecedora, com certeza"
Karen Apuque
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio "Estevão Alves Corrêa"

Durante a visita, o grupo acompanhou parte da sessão ordinária do Pleno e pode assistir ao debate dos conselheiros sobre um dos mais complexos processos em pauta, a homologação de uma medida cautelar que determinou a suspensão do pagamento de Reposição Geral Anual (RGA) das perdas inflacionárias sobre os subsídios dos servidores públicos do Governo do Estado.

Durante o julgamento, que teve defesa oral com participação de representantes dos servidores públicos defendendo a suspensão da medida cautelar, os estudantes puderam ver, na prática, como são tomadas as decisões no plenário do Tribunal.

Para a estudante Keren Apuque, que cursa o segundo ano e pretende fazer faculdade de Direito, participar do TCEstudantil foi uma uma experiência surpreendente que superou sua expectativa. Após assistir ao julgamento de processos pelos membros do Tribunal, ela disse ter ficado ainda mais convencida de que a carreira jurídica é uma escolha definitiva para seu futuro. "Esta visita ao TCE foi muito gratificante e enriquecedora, com certeza", disse a jovem.

Já Matheus Monteiro Barros, que está concluindo o ensino médio, é um "veterano" em visitas ao Tribunal de Contas. Ele contou que já esteve outras vezes no TCE-MT por participar do programa "Voto Consciente", outro projeto em que a Corte de Contas é parceira e estimula o protagonismo juvenil e a formação de consciência política nos jovens. "Todas as vezes que venho aqui, aprendo um pouco mais. Então é uma experiência estimulante. Ainda mais para mim e para os outros colegas que pretendem cursar faculdade de Direito, de Contabilidade, Administração e Economia", argumentou o estudante.

Segundo o professor Naves Rodrigues, o programa TCEstudantil é uma "janela para o futuro" para os estudantes. "Visitando o Tribunal, os jovens aprendem sobre cidadania, participação e controle social, além de conhecerem como funciona por dentro uma instituição tão importante como o TCE, responsável pela fiscalização dos recursos públicos e, consequentemente, fundamental para o funcionamento correto das Administrações Públicas municipais e do Estado", salientou.

Criado em 2000, o programa TCEstudantil é voltado à comunidade de estudantes do ensino médio e universitária da rede pública e privada no Estado e tem por objetivos contribuir na formação da consciência cidadã dos jovens mato-grossenses e estimulá-los ao exercício do controle social sobre os resultados das contas públicas. O TCEstudantil é coordenado pela secretária de Articulação Institucional do TCE-MT (SAI), unidade comandada pela doutora Cassyra Vuolo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114