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Geral
Quinta, 24 de maio de 2018, 09h24

CGE leva Ouvidoria do Estado ao Ação Global neste sábado


A Ouvidoria do Governo de Mato Grosso, sob a coordenação da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), participa do projeto Ação Global Nacional 2018, neste sábado (26.05), a partir das 8 horas, no Sesi Cristo Rei (Av. Dom Orlando Chaves, 1086, bairro Cristo Rei), em Várzea Grande (MT). Será a segunda vez que a Ouvidoria do Estado estará envolvida no mutirão como integrante da Rede Nacional de Ouvidorias.

Em um mesmo estande, estarão reunidas as ouvidorias da União, do Estado e do município de Várzea Grande, como resultado da parceria firmada entre o Sesi, a Rede Globo e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), o qual coordena a Rede Nacional de Ouvidorias.

O secretário-adjunto da Ouvidoria Geral e Inteligênvia da CGE-MT, Christian Pizzatto de Moura, explica que o cidadão que for ao local do mutirão para usufruir dos serviços oferecidos poderá também registrar reclamações, denúncias, sugestões e pedidos de acesso a informações e serviços de competência das três esferas de Governo. Também haverá distribuição de materiais informativos sobre o funcionamento e os canais de contato das respectivas ouvidorias.

Contudo, mais do que receber manifestações, o principal objetivo é conscientizar os cidadãos acerca da importância de se envolver com a gestão pública por meio da participção nas ouvidorias públicas. ”A ideia principal é levar conscientização aos cidadãos sobre seus direitos, especialmente o de se manifestar sobre os serviços públicos, bem como levar conhecimento a todos sobre os canais de ouvidoria em todas as esferas e a importância de saber usá-los”, salienta Luciane Caroline Raber Basso, do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU em Mato Grosso.

A iniciativa será realizada simultaneamente em 27 cidades brasileiras e no Distrito Federal e oferecerá mais de 100 serviços de educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental de forma gratuita.

Atuação em rede

Em 2017, a Rede de Ouvidorias do Estado recebeu 20 mil manifestações, entre solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. De janeiro a abril deste ano, foram 6.979 registros. O principal meio de entrada é pelo site, com 90% das demandas.

A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE.

Está estruturada para receber as demandas pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos).

Tem também o aplicativo “MT Cidadão”, que pode ser baixado gratuitamente no endereço http://www.mtcidadao.mt.gov.br. Desenvolvido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTi), o programa está disponível para o sistema Android na loja Google Play e para o sistema iOS na loja App Store.

As Ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, por postal e e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).




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