» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 04 de junho de 2018, 13h16

Tribunal de Justiça adere campanha Junho Vermelho


Há três anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu junho para ser o mês ‘vermelho’, para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. O mês não foi escolhido por acaso. No dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Diversas ações estão sendo desenvolvidas pelo MT Hemocentro, inclusive em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a fim de aumentar o número de doações.

.

No dia 12 de junho (terça-feira) o ônibus do MT Hemocentro estará no pátio do TJ, das 8h às 16h, para que os servidores e visitantes possam doar sangue de forma voluntária sem precisar se deslocar até o centro da cidade.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, a conta nunca fecha, já que a demanda dos hospitais é grande e a oferta de sangue é pequena, mas graças às doações dos parceiros, o estoque consegue ser mantido.

“No momento, com a ajuda do ônibus de coleta externa e dos parceiros, como o Tribunal de Justiça, onde as pessoas colhem o sangue para melhorar e manter nossos estoques, nós estamos estabilizados. Mas não podemos perder a chance de buscar mais doadores, porque se acontece um acidente em massa, um incêndio, o banco de sangue é requisitado pelos principais hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande”.

Já no dia 13 de junho a coleta externa será no prédio do Fórum de Cuiabá, das 8h às 16h, atendendo os servidores e visitantes.

O MT Hemocentro preparou uma grande programação para coleta externa. As coletas no ônibus tiveram início em abril. Silvana informou que serão percorridas praças, universidade e empresas. “Vamos com o ônibus onde o doador está”, frisou.

No dia 14 de junho o MT Hemocentro convida todos os doadores fidelizados a comparecerem no local. Serão oferecidos lanches especiais e um bate-papo especial com essas pessoas que tanto contribuem.

O estudante Leonardo Honorato doou sangue e disse que vai se fidelizar. Ele reforça que este é um ato de solidariedade para aqueles que precisam. “Quando você faz o bem, ele volta para você. Dá uma sensação tão boa sabendo que uma pessoa vai ser ajudada”.

Doar sangue é seguro:

- Todo material utilizado na coleta é descartável;

- Ao doar sangue, você será orientado (a) e acompanhado (a) por profissionais de saúde capacitados e experientes.

Importante saber ao doar sangue:

- Não faz mal à saúde;

- Não afina nem engrossa o sangue;

- Não engorda nem emagrece;

- Não vicia - O organismo só repõe (e rapidamente, de 2 a 3 dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem a menos do que o ser humano necessita – É mito quando afirmam que o corpo produzirá menor ou maior quantidade de sangue após as doações;

- Tem que estar 12 horas sem ingerir bebida alcoólica;

- Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro 02 horas após a doação.

Intervalo entre doações:

A doação de sangue pode ser feita de três em três meses para mulheres e de dois em dois meses para os homens, respeitando a frequência máxima admitida de três doações em 12 meses para as mulheres e de quatro doações em 12 meses para os homens. Doadores entre 60 e 67 anos podem doar duas vezes nesse mesmo período e entre uma doação e outra deve haver intervalo de pelo menos seis meses.

Benefícios para quem é doador fidalizado:
- Meia entrada em cinema, teatro e eventos esportivos;
- Após a 3ª doação, o doador tem isenção na taxa de inscrição para concursos públicos municipais (doadores de Cuiabá) e estaduais (em Mato Grosso), desde que a 3ª doação tenha sido efetuada antes da data de publicação do edital do concurso.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114