Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Quarta, 06 de junho de 2018, 17h34

Doação de sangue para criança mobiliza Banda do Corpo de Bombeiros Militar


O banco de sangue da Santa Casa de Cuiabá recebeu 35 bombeiros militares que decidiram contribuir com a doação de sangue nesta quarta-feira (06/06). Praças e oficiais reuniram-se às 9h da manhã para um ato de solidariedade aos pacientes que precisam de sangue, mas especialmente motivada pela urgência do menino Thailon Machado, de apenas 3 anos, que precisa de plaquetas

O comandante-geral, coronel BM Alessandro Borges, soube pela imprensa do caso da criança que está se tratando de leucemia na Santa Casa de Cuiabá. Sensibilizado, o comandante propôs a doação de sangue, em conjunto. A banda aderiu à doação e mesmo militares de folga compareceram neste ato de solidariedade. O tenente BM Gesiel Vieira, regente da banda, afirmou que a doação já estava nos planos da comemoração dos 20 anos da Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, mas foi antecipada pela necessidade do Thailon.

O tenente-coronel BM Ricardo Bezerra Costa, coordenador de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, lembrou que salvar vidas é a missão da corporação e por isso os bombeiros já são doadores habituais. “As ações sociais são uma extensão da nossa atividade de rotina de salvar vidas e patrimônio, o comando da corporação recomenda o exercício da solidariedade, que o militar e o cidadão sejam bons”, destacou o tenente-coronel Ricardo.

O sangue coletado resulta em três produtos básicos utilizados nos hospitais: as hemácias, o plasma e as plaquetas. A maior demanda é de hemácias, como disse o enfermeiro Rondinei Leite, “os centros cirúrgicos precisam de hemácias, principalmente para acidentes de trânsito, o plasma é mais utilizado no tratamento de queimaduras e as plaquetas são solicitações frequentes de terapias oncológicas”. A necessidade de doadores é grande porque de 500 ml de sangue se extrai apenas 60 ml de plaquetas.

Os bancos de sangue de Mato Grosso precisam de todo tipo de sangue. Qualquer pessoa acima de 18 anos até os 69, com mais de 50 Kg é um potencial doador.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114