» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 11 de junho de 2018, 16h14

Ônibus do Hemocentro estará no TJMT nesta 3ª-feira


Nesta terça-feira (12 de junho) o ônibus do MT Hemocentro estará no estacionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, das 8h às 16h, para que os servidores e visitantes da instituição possam doar sangue de forma voluntária, sem a necessidade de se deslocar até o centro da cidade. A iniciativa integra a campanha ‘Junho Vermelho’, voltada à conscientização da população sobre a importância da doação de sangue.

Na quarta-feira (13 de junho) a coleta externa a ser feita pelo Hemocentro será no Fórum de Cuiabá, das 8h às 16h, atendendo servidores e visitantes que queiram prestigiar a iniciativa e ajudar a salvar vidas.

Há três anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu junho – mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) - para ser o mês ‘vermelho’. Nesta data (14 de junho), a ação terá lugar na sede do próprio MT Hemocentro. Todos os doadores fidelizados estão convidados a comparecer ao local, onde será servido lanche especial e ocorrerá um bate-papo com os participantes da ação.

Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 67 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos.

Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

Doar sangue é seguro:
- Todo material utilizado na coleta é descartável;
- Ao doar sangue, você será orientado (a) e acompanhado (a) por profissionais de saúde capacitados e experientes.

Importante saber que doar sangue:
- Não faz mal à saúde;
- Não afina nem engrossa o sangue;
- Não engorda nem emagrece;
- Não vicia - O organismo só repõe (e rapidamente, de 2 a 3 dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem a menos do que o ser humano necessita – É mito quando afirmam que o corpo produzirá menor ou maior quantidade de sangue após as doações;
- Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro duas horas após a doação.

Intervalo entre doações - A doação de sangue pode ser feita de três em três meses para mulheres e de dois em dois meses para os homens, respeitando a frequência máxima admitida de três doações em 12 meses para as mulheres e de quatro doações em 12 meses para os homens.

Doadores entre 60 e 67 anos podem doar duas vezes nesse mesmo período e entre uma doação e outra deve haver intervalo de pelo menos seis meses.

Benefícios para quem é doador fidelizado:
- Meia entrada em cinema, teatro e eventos esportivos;
- Após a 3ª doação, o doador tem isenção na taxa de inscrição para concursos públicos municipais (doadores de Cuiabá) e estaduais (em Mato Grosso), desde que a 3ª doação tenha sido efetuada antes da data de publicação do edital do concurso.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114