Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 11 de junho de 2018, 16h14

Ônibus do Hemocentro estará no TJMT nesta 3ª-feira


Nesta terça-feira (12 de junho) o ônibus do MT Hemocentro estará no estacionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, das 8h às 16h, para que os servidores e visitantes da instituição possam doar sangue de forma voluntária, sem a necessidade de se deslocar até o centro da cidade. A iniciativa integra a campanha ‘Junho Vermelho’, voltada à conscientização da população sobre a importância da doação de sangue.

Na quarta-feira (13 de junho) a coleta externa a ser feita pelo Hemocentro será no Fórum de Cuiabá, das 8h às 16h, atendendo servidores e visitantes que queiram prestigiar a iniciativa e ajudar a salvar vidas.

Há três anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu junho – mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) - para ser o mês ‘vermelho’. Nesta data (14 de junho), a ação terá lugar na sede do próprio MT Hemocentro. Todos os doadores fidelizados estão convidados a comparecer ao local, onde será servido lanche especial e ocorrerá um bate-papo com os participantes da ação.

Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 67 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos.

Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

Doar sangue é seguro:
- Todo material utilizado na coleta é descartável;
- Ao doar sangue, você será orientado (a) e acompanhado (a) por profissionais de saúde capacitados e experientes.

Importante saber que doar sangue:
- Não faz mal à saúde;
- Não afina nem engrossa o sangue;
- Não engorda nem emagrece;
- Não vicia - O organismo só repõe (e rapidamente, de 2 a 3 dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem a menos do que o ser humano necessita – É mito quando afirmam que o corpo produzirá menor ou maior quantidade de sangue após as doações;
- Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro duas horas após a doação.

Intervalo entre doações - A doação de sangue pode ser feita de três em três meses para mulheres e de dois em dois meses para os homens, respeitando a frequência máxima admitida de três doações em 12 meses para as mulheres e de quatro doações em 12 meses para os homens.

Doadores entre 60 e 67 anos podem doar duas vezes nesse mesmo período e entre uma doação e outra deve haver intervalo de pelo menos seis meses.

Benefícios para quem é doador fidelizado:
- Meia entrada em cinema, teatro e eventos esportivos;
- Após a 3ª doação, o doador tem isenção na taxa de inscrição para concursos públicos municipais (doadores de Cuiabá) e estaduais (em Mato Grosso), desde que a 3ª doação tenha sido efetuada antes da data de publicação do edital do concurso.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114