» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Sábado, 30 de junho de 2018, 13h41

Sema lança obras no Parque Estadual Mãe Bonifácia e inaugura wi-fi


.

As obras do Parque Estadual Mãe Bonifácia, no valor de R$ 2,5 milhões, foram lançadas nesta sexta-feira (29.06) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A revitalização da Unidade de Conservação e construção do novo mirante serão realizadas com recursos de compensação ambiental da empresa Matrinchã Transmissora de Energia, que liga Ribeirãozinho até Paranaíta. O sistema de wi-fi do parque, que foi implantado por meio do programa Conecta Mato Grosso, entrou em funcionamento nesta semana.

As obras estão previstas para começar no mês de julho. Entre as benfeitorias estão: construção de banheiro público próximo à Praça do Cerrado (central), implantação de duas academias ao ar livre, reforma da casa grande, adequação de pista de areia para sinalizar situações que envolvam risco de segurança e construção e um portal de acesso na Avenida Filinto Muller. Os projetos são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT).

Já a construção da Nova Torre de Observação, é um projeto inspirado na torre anterior que já era uma referência para a população cuiabana e um dos principais cartões postais do município. A escada em espiral, permite a observação de todo o entorno do parque. A altura da plataforma de observação será de 12 metros e a altura total da torre de 15 metros, que poderá ser acessada por elevador com capacidade para oito pessoas.

As inovações do mirante são a estrutura em aço, que garante maior durabilidade e menor manutenção, cobertura com painéis fotovoltaicos e telhado em policarbonato cristal para manter a iluminação natural.

“Grandes empreendimentos trazem impacto, mas também, neste caso, benefícios à sociedade. As obras representam uma demanda da população, porque estão voltadas para restabelecer um grande cartão-postal da capital que ficou deteriorado ao longo do tempo”, avaliou o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.

Baby ainda destacou que a revitalização do Mãe Bonifácia sempre foi uma das prioridades do governo, assim como o novo mirante com um projeto de acessibilidade. As melhorias são uma ação de parceria entre várias secretarias estaduais.

 

Projeto Conecta Mato Grosso

O Wi-Fi no Parque Mãe Bonifácia já está funcionando. A ação faz parte do Projeto Conecta Mato Grosso, que tem o objetivo de fornecer acesso à internet aos cidadãos em espaços públicos. A instalação do recurso, que teve autorização da Sema, trará benefícios ao público que frequenta o local, por meio da inclusão digital e não causará impactos à flora ou fauna. A instalação do wi-fi nas unidades de conservação Massairo Okamura e Zé Bolo Flô ocorrerá no próximo mês.

O Conecta Mato Grosso é um projeto em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan), MT Par, Gabinete de Comunicação (Gcom) e MTI com objetivo de disponibilizar acesso à internet aos cidadãos. A instalação e manutenção dos equipamentos será feita pela empresa Titânia Comércio e Serviço de Tecnologia da Informação. Para acessar o wi-fi, o usuário deverá fazer login no Facebook ou em alguma conta do Google e aceitar o termo de uso.

“É importante esse acesso digital à população, não só pela oferta de serviço público mas também pela política de integração de tecnologia da sociedade. Viemos ao longo do governo trabalhando uma iniciativa de gestão que possibilitasse a iniciativa privada ofertar esse serviço de wifi para o cidadão”, esclareceu a presidente da MT Parcerias (MT Par), Maria Stella Lopes Conselvan.

 

Ciro Rodolfo Gonçalves, secretário Chefe da Casa Civil, que substituiu o governador Pedro Taques no evento, destacou a importância das obras na Unidade de Conservação, criada em 2000. “O mãe Bonifácia é um parque muito bem utilizado pela população de Cuiabá, um aparelho que sempre esteve a disposição da integração do cidadão com o meio ambiente, que enquanto se diverte e pratica atividades físicas poderá ter acesso a internet gratuita”.

As obras e melhorias, além da implantação do wi-fi, foram aprovadas pela população. “Parabéns ao governo que mostrou determinação ao revitalizar esse parque, que é um pedaço do céu aqui na Terra. Nós que frequentamos o Mãe Bonifácia, fazemos nossa caminhada, agradecemos em nome da população mato-grossense”, destacou o PM aposentado, Edson Leite.

REFORMA CASARÃO - A reforma da Casa grande inclui substituição ou manutenção integral ou parcial da cobertura e estrutura de madeira da mesma; manutenção integral ou parcial dos pisos de madeira; substituição de madeiramento do deck; manutenção parcial da circulação de madeira; manutenção da estrutura (pilares e vagas); manutenção de pinturas e revestimentos de cerâmica; substituição de vidros e esquadrarias; manutenção das instalações hidro sanitárias; manutenção das instalações elétricas.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114