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Geral
Terça, 03 de julho de 2018, 18h13

Áreas de serviços essenciais continuam na liderança de reclamações ao Procon


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O Procon Estadual registrou 2.814 atendimentos em junho. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.930 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 884 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 986 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 531 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 251. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 134 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “ Produtos” com 407 reclamações, registrando 171 procedimentos para a categoria “Botijão de Gás”, 100 para “Combustível Automotivo” (Gasolina,Álcool, Diesel, Gás) e 15 para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc).

A área “Serviços Financeiros” está em terceiro lugar do ranking, com 242 atendimentos: 59 para “Cartão de Crédito”, 46 para “Banco comercial” e 40 para “Outros Contratos”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 197 registros, ocupa a quarta posição, com 33 procedimentos para “Escola”(Pré,1°,2° Graus e Superior), 30 para “TV Por Assinatura” (Cabo, Satélite, Etc)e 26 para “Estacionamento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 67 reclamações: 16 para “Plano de saúde regulamentado”, três para “Convênio de Assistência Médica/Odontológica” e três “Plano Odontológico”. Em sexto lugar está a área “Habitação” com 16 reclamações, sendo 9 para “Condomínio”, quatro para “Loteamento” e dois para “Incorporação” (Construtoras e Incorporação).

A última posição do ranking é ocupada pela área “Alimentos”, com 15 reclamações: cinco registros para “Bebidas Alcoólicas”, três para “Farináceos” (Fubá, Polvilho, Etc), e dois para “Carnes e Derivados” (Hambúrguer congelado cru, peitos de frago temperados congelados, embutidos: salame, mortadela).

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 884 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 356 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 285 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 106 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 39 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Transportes”,com 38 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 32 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 18 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “´Turismo/Viagens” seguida por “Alimentos” em nono lugar, que obteve três registros. Na décima posição, a área “Educação” obteve duas reclamações.

A categoria “Saúde” teve apenas uma reclamação registrada, já “Habitação” e “Água, energia e gás” não obtiveram registro no mês de junho na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.


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