Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 16 de julho de 2018, 15h35

Curso faz atualização sobre retenção de tributos


Os detalhamentos de novos procedimentos relativos às retenções previdenciárias foram apresentados nesta segunda-feira (16 de julho), primeiro dia do curso “Retenções de tributos na Administração Pública, EFDREINF e DCTFWEB e Novas Declarações Acessórias do SPED”, que ocorre durante todo o dia na Escola dos Servidores até quarta-feira (18 de julho), para 30 profissionais de diversas áreas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Esse primeiro momento é a principal parte da capacitação, segundo o instrutor Paulo Sérgio Moreira Gomes, já que haverá mudanças significativas na forma de recolhimentos das retenções previdenciárias, tanto da pessoa física como da pessoa jurídica no Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) previdenciário.

“Além de a legislação mudar constantemente, ela é confusa e complexa, então muitas vezes nós ficamos na dúvida se devemos fazer a retenção ou não. A própria Receita Federal muda seu entendimento, mesmo sem alteração da legislação. Eventualmente uma situação que hoje ela entende que é devida a retenção, amanhã isso pode ser alterado, por isso é importante a atualização”, justificou Paulo Sérgio.

O instrutor avaliou como importante o TJMT oferecer esse tipo de curso a seus servidores e disse que todos os órgãos públicos deveriam ter atitudes como esta. “É uma nobre iniciativa, sobretudo porque com a entrada do E-social a responsabilização dos órgãos públicos vai crescer muito”, falou.

Para o analista judiciário de contabilidade Welinton dos Santos Coelho, que atua na Divisão de Estágio do TJ, a capacitação está sendo bastante envolvente, já que ele lida diretamente com o E-social e faz a folha de pagamento de estagiários de todo o Estado. “Para nós que temos que lidar com a nova realidade da retenção de tributos, com folha de pagamento, é um curso muito abrangente, de muito aproveitamento e está sendo muito bom para mim, pois irá agregar muito no meu conhecimento”.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114