Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 28 de julho de 2018, 19h15

BR-163: afastamentos por acidente de trabalho caem 59% em 2018


O primeiro semestre de 2018 foi marcado pela redução de 59% no número de profissionais afastados por acidentes de trabalho na Rota do Oeste, que administra 850,9 quilômetros da BR-163, em Mato Grosso. A taxa, que leva em consideração o número de ocorrências e a gravidade do acidente, se manteve em 1,5 no acumulado deste ano, enquanto a meta da Concessionária é de até 3. Nesta sexta-feira (27.07), quando é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Rota do Oeste traz alguns exemplos que vem sendo feitos para contribuir com a segurança de seus Integrantes.

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Marcelo Prado, destaca o investimento em treinamentos de percepção e avaliação de riscos e a implantação das 10 Regras de Ouro da Segurança do Trabalho como importantes ferramentas na prevenção de acidentes. Com índice acumulado em 1,5, a queda foi de 59% em comparação a 2018, que alcançou 3,63 no primeiro semestre.

“A preocupação de nossas equipes deve ser não só com a segurança na rodovia, como também no ambiente de trabalho. Influenciamos a todos a pensar a Segurança do Trabalho de forma coletiva, fazendo com que o Integrante tenha atenção na atividade que realiza e também no colega trabalhando ao seu lado. Para nós, a Segurança é um valor e deve ser incorporado ao dia a dia do trabalhador. Como consequência, temos bons resultados nos índices de segurança e a queda na gravidade dos acidentes ocorridos”, disse.

Entre as ações para reduzir os acidentes de trabalho estão melhorias nas condições e estruturas das unidades instaladas da Rota do Oeste em Mato Grosso. Além da sede administrativa, a Concessionária conta ao longo de 850,9 km com 18 bases de atendimento ao usuário e nove praças de pedágios.

Um dos programas realizados pela Rota do Oeste neste quesito é o Prever, projeto que reúne profissionais de diferentes áreas, liderados pela diretoria, para conhecer e acompanhar o trabalho nas bases de atendimento e praças de pedágio. Durante as visitas, eles também verificam as condições de segurança e estrutura das unidades.

“A ideia é reforçar o conceito de segurança do trabalho em cada funcionário não como uma obrigação, mas como algo inerente a sua atividade e que vai auxiliar sua rotina na empresa. Independente da função, todos os Integrantes são treinados para realizar previamente avaliação e controle dos riscos das atividades a serem executadas”, salientou Marcelo.

História – Há mais de 40 anos, em 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data corresponde ao dia em que foi estabelecido em lei que empresas com mais de 100 funcionários, obrigatoriamente, ofereçam o serviço de Segurança e Medicina do Trabalho. A medida tornou as unidades de trabalho mais seguras e com investimentos na prevenção de acidentes.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114