Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 30 de julho de 2018, 16h56

Inscrições abertas para o Prêmio Sistema Famato em Campo 2018


As inscrições para o Prêmio Sistema Famato em Campo 2018 estão abertas e vão até o dia 16 de agosto. Neste ano o tema é Jovens Produtores. O objetivo é identificar propriedades rurais referências em boas práticas agropecuárias que se destacam com a participação do jovem na gestão.

Serão considerados os jovens com idade até no máximo 40 anos. Os interessados podem acessar o site da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) - www.sistemafamato.org.br - e clicar no banner do prêmio para fazer a inscrição gratuitamente. O prêmio é uma iniciativa da Famato, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicatos Rurais e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A participação do jovem na gestão da propriedade geralmente é transmitida de pai para filho com a finalidade de dar continuidade à atividade rural na mesma família. Mas também existe aquele jovem que se torna produtor rural por interesse na atividade agropecuária, aquele que nunca teve vínculo com o meio rural ou aquele que tem algum grau de parentesco e não necessariamente é filho.

"Para o concurso, além de outros critérios, vamos considerar o impacto positivo da participação desse jovem na gestão, seja no âmbito econômico, social e/ou ambiental da propriedade", informa a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi.

Apesar do crescente número de trabalhos feitos para estimular a participação dos jovens no campo, despertar este interesse neles ainda é um desafio. A tendência é que a maioria dos filhos não queira assumir a responsabilidade de dar continuidade aos negócios dos pais por diversos motivos, dentre eles está a rentabilidade da atividade. "Com este prêmio, o Sistema Famato quer identificar, estimular e ressaltar a importância do jovem no campo, demonstrando que por meio de um planejamento bem feito, os jovens produtores podem obter mais sucesso no negócio e maior rentabilidade, pois eles podem unir a experiência adquirida pelos seus pais e a capacidade dos filhos em experimentar o novo", acrescenta a gestora.

Quem pode participar? Propriedades que contem com a participação de jovens produtores na gestão. O jovem deve ter no máximo 40 anos de idade. A propriedade deve ser de Mato Grosso e estar inscrita com CNPJ de empresa constituída ou proprietário particular inscrito por CPF. Além disso, é necessário estar em dia com a Contribuição Sindical Rural. Os vencedores do prêmio nas edições anteriores não podem participar.

Etapas do concurso - Esta é a quarta edição do prêmio, composta por três fases. A primeira é a inscrição via formulário disponível no site www.sistemafamato.org.br, onde devem ser preenchidas todas as informações exigidas. A partir dos cadastros serão selecionadas as 14 melhores propriedades por macrorregião.

Caso uma macrorregião não tenha nenhuma propriedade com pontuação acima do índice de corte, automaticamente serão selecionadas propriedades de outras macrorregiões que irão competir entre si para a próxima etapa.

A segunda fase serão as visitas técnicas nas 14 propriedades, entre os dias 3 de setembro a 19 de outubro, de onde serão escolhidas as sete melhores inovações de acordo com os critérios do prêmio. As sete finalistas serão comunicadas pela Comissão Organizadora até o dia 26 de outubro.

A terceira e última fase será a apresentação dos projetos das sete propriedades finalistas no evento "Prêmio Sistema Famato em Campo", em Cuiabá, e a premiação das duas propriedades referências na gestão de jovens produtores em Mato Grosso que irão participar de uma Missão Técnica do Sistema Famato. A apresentação das fazendas e cerimônia de premiação será na segunda semana de novembro, em Cuiabá.

Os Sindicatos Rurais do estado responsáveis pela indicação das duas propriedades vencedoras também serão premiados com a participação de um representante na Missão Técnica do Sistema Famato. Lembrando que o sindicato deve ser citado no ato da inscrição pelo produtor rural.

Inscrição - Para participar, preencha de forma autodeclaratória todos os itens da ficha de inscrição no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVvAS7VjB2q7v40ecYnyyL5gTMk1y-WXW5HNTpRojnw_zlDA/viewform

Os dados declarados deverão ser comprovados e validados por meio de documentos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114